A sabedoria popular diz que dormir com cabelo molhado faz mal, e faz sentido. Em primeiro lugar, basta fazer o teste para perceber que não é nada legal molhar todo o travesseiro com a água que ele absorve do cabelo. Em segundo lugar, a sensação de estar deitado na cama com o cabelo molhado é bem desconfortável. E quanto à saúde, será que prejudica? Veja agora.
Dormir com cabelo molhado faz mal ou não?
Sim, é verdade que dormir com cabelo molhado faz mal à saúde de várias formas, por exemplo:
Provoca dor de cabeça
Se você tem predisposição a dores de cabeça, saiba que ir se deitar com o cabelo molhado aumenta o risco das dores, já que a cabeça úmida altera a temperatura corporal e dificulta a circulação de sangue nessa região, criando tensão e, assim, a dor.
Atrapalha o sono
Pelo mesmo motivo que dormir com cabelo molhado aumenta o risco de dor de cabeça, também acaba atrapalhando o sono, pois seu corpo sabe que há um desequilíbrio de temperatura que o está impedindo de entrar no sono profundo e descansar de verdade.
Provoca caspa e inflamação no couro cabeludo
Umidade em excesso é ruim, sempre. Seja na pele ou no cabelo. Quando o couro cabeludo passa muitas horas molhado, fica propício para o desenvolvimento de fungos causadores de inflamação e doenças. A caspa também se desenvolve, pois ela pode acontecer tanto por causa de fungos, quanto porque a pele do couro não está conseguindo fazer o seu processo natural de secagem necessário para manter o cabelo saudável.
Aumenta a oleosidade
O couro cabeludo produz naturalmente um sebo que serve de proteção contra os poluentes do dia a dia, mas apenas na quantidade ideal. Para isso, a pele dessa parte do corpo precisa estar seca o suficiente, ou seja, nem ressecada nem úmida. Do contrário, o pH do couro cabeludo vai se desequilibrar e esse sebo será produzido em excesso. O resultado será de um cabelo oleoso e pegajoso que, além de deixar um aspecto de sujo, pode evoluir para doenças de pele e deixar o cabelo fraco e quebradiço.
Deixa os fios danificados
A mesma regra de equilíbrio entre seco e molhado que serve para o couro cabeludo vale para os fios de cabelo, já que eles fazem parte do mesmo sistema. Então, se os seus ficarem úmidos por muitas horas, o couro cabeludo não conseguirá nutri-los com a quantidade necessária de vitaminas e minerais, nem protegê-lo com a quantidade ideal de sebo natural. Logo, você perceberá que dormir com cabelo molhado vai resultar em fios fracos, opacos e quebradiços.
O que fazer para evitar dormir com o cabelo molhado?
O cabelo leva algumas horas para secar naturalmente, e ainda mais se for à noite, quando não pode contar com a ajuda do sol. Então, as melhores soluções são as seguintes:
- Lave o cabelo sempre até o fim da tarde, caso queira deixar secar ao natural;
- Se tiver que lavar o cabelo à noite, aplique um protetor térmico depois de lavar e seque com o secador até estar totalmente seco;
- Deixe para lavar o cabelo na manhã seguinte.
Veja também: rituais de beleza essenciais para ter cabelos saudáveis e macios