Menu

Crianças que dormem cedo têm menor risco de serem obesas no futuro

Estudo mostrou que há relação entre a hora de dormir das crianças e obesidade

Crédito: Freepik

Publicidade

Um estudo recente mostrou que há uma forte relação entre a obesidade em jovens e o horário em que as crianças vão dormir. Por mais difícil que seja, é importante estabelecer uma rotina de sono e principalmente um horário para os pequenos. Isso porque vai interferir na saúde como um todo, não somente agora, mas também no futuro.

A Faculdade de Saúde Pública da Universidade Estadual de Ohio realizou um estudo com 977 participantes. Todos nasceram saudáveis, sendo provenientes de 10 diferentes estados norte americanos. Entre os anos de 1995 e 1996, as mães preenchiam um formulário diariamente, dizendo o horário em que as crianças dormiam.

Elas tinha entre 4 e 5 anos na época, sendo uma fase na qual já se consegue estabelecer a rotina do sono. Anos depois, quando já estavam na adolescência, os pesquisadores procuraram avaliar como estava o IMC de cada uma. Os resultados foram surpreendentes! As crianças que dormiam cedo tinham muito menos casos de obesidade.

Entre as crianças que dormiam às 20 horas, apenas 10% apresentaram obesidade aos 15 anos. Para as que dormiam às 21 horas, a taxa subia para 16% da amostra. Agora, aquelas crianças que só iam para a cama depois das 21 horas, foi calculada uma taxa de 23% de obesos. Mais do que o dobro das crianças que dormiam cedo!

Publicidade

De acordo com os pesquisadores, “a hora de dormir é uma rotina modificável que pode ajudar a prevenir a obesidade“. Então, é fundamental que se faça um esforço extra nessa época, ajudando assim sua criança a ter maior qualidade de vida, agora e também no futuro. Compartilhe essa matéria com pais e mães e ajude a disseminar boas informações.

Sair da versão mobile