A pandemia ainda não terminou e nem sabemos quando isso vai acontecer. Mas, não custa nada nos prepararmos desde já para tentar voltar ao “normal”. A dificuldade em dormir bem foi um dos problemas que mais afetou as pessoas durante os quase dois anos de crise sanitária. Agora é importante encontrar soluções para melhorar a qualidade do sono e evitar que a situação se torne cada vez mais difícil de lidar.
Dormir bem é fundamental para lidar com tudo
Se uma pessoa for privada de dormir bem por alguns dias, ela vai começar a apresentar sintomas de irritabilidade, dificuldade de concentração, memorização, seu sistema imunológico vai enfraquecer e aumenta o risco de doenças psiquiátricas.
Isso significa que dormir bem é fundamental para a saúde. Mas, como conseguir isso quando surge uma pandemia que afeta todas as esferas da vida, principalmente a saúde? Como sair desse ciclo vicioso em que dormir é tão importante para ficar saudável, mas você não está saudável o suficiente para conseguir dormir?
Em trabalho do grupo de pesquisa “Cronobiologia aplicada à saúde coletiva”, a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Liliane Teixeira, alerta que a privação, a redução e a fragmentação do sono prejudicam não só a saúde física, mas mental do indivíduo.
Nessa esteira, os impactos negativos resvalam em áreas profissionais, educacionais, familiares e sociais da pessoa, com possíveis alterações no humor, na memória e no controle do peso.
Veja também: Sono interrompido: a hora que você acorda de madrugada tem um significado
Dicas para voltar a dormir melhor no pós-pandemia
Nessa época de incertezas, temos que aproveitar cada pequena boa notícia para alimentar nossa mente com pensamentos que ajudem a aliviar as preocupações e conseguir dormir melhor.
Temos, também, que mudar ou melhorar alguns hábitos para favorecer a chegada do sono e nos manter dormindo a noite toda. Para isso, o melhor a fazer é adotar uma higiene do sono:
- Estabeleça um horário de dormir e acordar regular
- Se tem o hábito de fazer sestas, não exceda os 45 minutos de sono durante o dia
- Evite a ingestão excessiva de álcool quatro horas antes da hora de dormir e não fume
- Evite o consumo de cafeína seis horas antes da hora de dormir
- Evite comidas pesadas, picantes ou doces, quatro horas antes da hora de dormir
- Faça exercício regular, mas não imediatamente antes de deitar
- Utilize roupa de cama confortável e agradável
- Encontre um nível de temperatura agradável e mantenha o quarto bem ventilado
- Bloqueie todo o ruído que cause distração e elimine a luminosidade ao máximo
- Reserve o seu quarto para dormir e praticar sexo
Aproveite e veja: 10 dicas para maximizar o descanso durante o sono
Quando buscar ajuda profissional?
Sabemos que, na prática, as coisas não funcionam como na teoria. É muito bonito adotar uma rotina de horários, alimentação e preparo na hora de dormir. Mas, e se o sono não vier ou não se mantiver mesmo assim?
Esse é o sinal de alerta para procurar ajuda profissional. Converse com seu médico ou agende uma consulta com um psicólogo para encontrar outras respostas e soluções mais específicas às questões que lhe incomodam.
Veja também: Como cuidar da saúde mental: conselhos valiosos para o dia a dia