Menu

Dores que podem ser perigosas e que não devem ser ignoradas

Geralmente o corpo avisa quando está precisando de atenção médica. Cabe a você perceber os sinais

Crédito: Freepik

Publicidade

Sentir dor é normal e necessário, pois é uma das formas que o corpo encontra de avisar que algo está errado. Porém, ter dor nem sempre significa que você está doente. Pode ser que a dor seja um aviso adiantado de que, se não for ao médico e melhorar seu estilo de vida, uma doença vai se desenvolver no futuro. Portanto, é bem importante conhecer o próprio corpo e saber identificar as dores que podem ser perigosas, pois muitas vezes essas dores são ignoradas ou confundidas com um simples mal-estar passageiro. Veja que dores são essas e passe a ter mais atenção às sensações do seu corpo.

Tipos de dores para prestar mais atenção

Crédito: Freepik

Você não precisa pensar que uma simples dor isolada em alguma parte do corpo é motivo para sair correndo ao hospital. Mas é importante prestar atenção no tipo de dor, se ela persiste, se está se espalhando para outras partes do corpo e se o organismo está apresentando mais sintomas ao mesmo tempo.

Dor no peito

A dor no peito costuma assustar, pois é de conhecimento comum que essa ela está relacionada a doenças cardiovasculares. De fato, é verdade, por isso é uma das dores que podem ser perigosas. Mas são bem variados os tipos de problemas que podem afetar esse sistema e causar a dor.

Portanto, ao sentir dores frequentes no peito, deve ir ao médico o quanto antes. Pode ser que esteja tudo bem, mas também pode ter alguma dificuldade na passagem de sangue pelas artérias do coração e essa ida ao médico poderá salvar sua vida.

Publicidade

Dor nas costas

Pode ser que você acorde com dor nas costas e saiba que o problema é o seu colchão velho que precisa ser trocado. Mas nem sempre a dor nas costas é de causa muscular. Pode ser um problema de coluna, como uma hérnia de disco, assim como pode ser um problema nos rins.

Sendo assim, observe a intensidade dessa dor, quantas vezes ao dia se manifesta, em quais locais exatos das costas e se tem mais algum tipo de sintoma.

Dor abdominal

Na região abdominal estão diversos órgãos, como estômago, fígado, vesícula, apêndice e também intestino. Portanto, são muitas as doenças que podem estar relacionadas a uma dor na região do abdômen.

É preciso saber identificar o local exato da dor abdominal e se está com mais sintomas. Os problemas de saúde relacionados variam entre úlceras, gases, gastrite, refluxo, inflamação intestinal, apendicite e até mesmo infarto do miocárdio.

Publicidade

Dor na panturrilha

Quando está com dor na panturrilha, é comum pensar que fez muito esforço muscular com as pernas e a dor apareceu. Mas essa é considerada uma das dores que podem ser perigosas porque também é preciso considerar um caso de trombose, dependendo de como é o seu estilo de vida, histórico familiar da doença e se a dor é persistente por muitos dias.

A trombose é quando se formam coágulos na corrente sanguínea, impendido a circulação normal do sangue. O maior risco é de o coágulo se desprender e subir ao coração.

Dor de cabeça

Existem diferentes tipos de dores de cabeça e nem sempre precisam de tratamento médico. Mas há casos em que a dor é um aviso de que um problema mais sério está ocorrendo. Se a dor for persistente, aparecendo todos os dias e muito forte, vale a pena ir ao médico, pois até mesmo um AVC pode estar ocorrendo e, nesse caso, quanto antes for descoberto, maiores as chances de solução sem sequelas.

Publicidade

Dor nas articulações

As artrites são a principal causa das dores nas articulações, que são as “juntas” dos ossos. Essas dores são mais comuns em idosos, pois ocorrem devido ao desgaste natural da proteção nas articulações, fazendo os ossos se tocarem, o que causa inflamação e muita dor. Mas a causa também pode estar em uma doença autoimune e outras doenças como infecções virais e bacterianas.

Dor com ardência nas mãos ou pés

A chamada neuropatia periférica é uma doença que causa dor e ardência nas mãos ou pés e pode ser causada por diabetes, abuso de álcool, câncer e deficiência de vitaminas no organismo. A doença é uma lesão nos nervos que saem da medula espinhal e vão para os membros. Ocorrem formigamentos, perda da sensibilidade nos dedos, perda da força, entre outros que vale a pena serem vistos por um neurologista.

Leave a Reply

Sair da versão mobile