Menu

Dor no calcanhar: saiba o que pode ser e como aliviar

Consultar o médico é a melhor forma de fazer um tratamento realmente eficaz, pois a dor pode ser consequência de outro problema que precisa ser tratado em conjunto

Crédito: Freepik

Publicidade

A dor no calcanhar pode ser consequência de doenças, pancadas e até mesmo da forma de pisar. Pode ser constante, somente quando pisa, pode afetar um pé ou ambos ao mesmo tempo.

Causas da dor no calcanhar

Em todo caso, a dor no calcanhar é uma dor incômoda que acaba afetando a qualidade de vida. Veja quais são as principais causas e como aliviar em cada caso.

Dor no calcanhar por causa do peso

Quanto mais pesada uma pessoa é, mais pressão seus pés sofrem quando ela está de pé, parada ou caminhando. Toda essa pressão começa a dificultar a circulação de sangue nos pés, causa inchaço e também dores no calcanhar, como uma dor no osso mesmo.

O que fazer: Naturalmente, se o problema for apenas a obesidade, a solução está na perda de peso. Esse é um processo relativamente demorado, que exige paciência, disciplina e persistência. A melhor forma de conseguir emagrecer com saúde e qualidade de vida é com a ajuda de profissionais da saúde para dar suporte durante todo o processo.

Publicidade

Fascite plantar

Chama-se de fascite plantar a inflamação do tecido que reveste a planta do pé (parte da sola). Essa inflamação ocorre geralmente por traumas repetitivos ou lesões na fáscia, que é a banda fibrosa que sustenta o arco plantar, aquela curvinha que fica na parte de dentro da planta do pé.

Os traumas e lesões que levam à fascite podem ser causados por esporão, excesso de atividade física, ficar muito tempo de pé, ter pés planos e excesso de peso. De modo geral, a dor é maior no início da manhã e vai aliviando ao longo do dia. Pode causar inchaço nos pés.

O que fazer: como são diferentes as causas, para aliviar a dor no calcanhar nesses casos, vai depender do que está causando a dor. Mas, para todos os casos, é recomendado fazer alongamentos dos pés e da panturrilha, exercícios de fortalecimento e massagens. O médico ortopedista poderá recomendar outros tratamentos, como uso de tala para dormir, radiofrequência e infiltração de corticosteroides.

Bursite

Essa inflamação acontece na bursa, que é uma bolsinha que fica entre o osso do calcanhar e do tendão de aquiles, e serve para amortecer os passos. A inflamação na bursa causa dor na parte de trás do calcanhar e fica pior quanto mais s movimenta. É comum em atletas e praticantes de exercícios, e também em pessoas que têm uma deformidade no osso dessa região.

Publicidade

O que fazer: se a inflamação for por causa de excesso de treinos, o fisioterapeuta deverá recomendar o tratamento com anti-inflamatórios e compressa de gelo, junto com uma diminuição nos treinos para que o corpo possa se recuperar. Se for por causa de malformação óssea, apenas o ortopedista poderá avaliar e prescrever o melhor tratamento.

Gota

Assim como a bursite, a gota também é uma inflamação, mas acontece pelo excesso de ácido úrico no sangue, que vai se acumulando nas articulações do corpo, causando inflamação e muita dor.  No pé é mais comum ocorrer no dedão, mas pode afetar o calcanhar.

O que fazer: o tratamento é feito com anti-inflamatórios. Para prevenir que volte a acontecer, vai depender do que o médico reumatologista identificar como causa. Pode ser desde uma alimentação rica em alimentos que produzem muito ácido úrico até problemas nos rins, no sangue, disfunções hormonais e uso de certos medicamentos.

Publicidade

Dor no calcanhar por causa de esporão

Chama-se de esporão uma pequena projeção fibrosa que se forma no osso do calcanhar. Essa projeção causa pressão e sobrecarga intensa sobre a planta do pé. É mais comum em pessoas que usam calçados desconfortáveis e inapropriados, que praticam corridas intensas, pessoas com sobrepeso, com mais de 40 anos ou que possuem alguma deformidade no pé.

O que fazer: é preciso consultar o médico para ver como está o esporão. Se tiver inflamação, e se for consequência da fascite plantar, será feito tratamento com anti-inflamatório, compressa de gelo e repouso. Se for necessário, poderá ser feita cirurgia para remoção do esporão.

Sair da versão mobile