Menu

Dor na panturrilha: possíveis causas e como tratar

Sentir dor na panturrilha após se exercitar é normal, mas se não for o caso, é melhor procurar ajuda médica

Crédito: Freepik

Publicidade

Sentir dor na panturrilha depois de algum exercício físico mais intenso é normal. Mas, se você está sentindo essa dor com frequência e sabe que a culpa não é do exercício, é melhor consultar um médico para descobrir o motivo, que pode ser preocupante. Veja quais são as possíveis causas e como tratar.

Dor na panturrilha pode ser problema de circulação

Um dos motivos mais comuns para a dor na panturrilha, quando não é causada pela atividade física, é algum problema de circulação do sangue. Ocorre mais com as pessoas sedentárias, principalmente as mais velhas.

Também é comum durante a gestação e após alguma cirurgia que exige dias de repouso. Os pés ficam frios, pode ser desconfortável para caminhar, mas, nestes casos, não é preocupante.

Para ajudar a aliviar a dor, fazer alongamentos é muito bom. Mas abandonar o sedentarismo é melhor ainda, pois enquanto você se movimenta, a circulação melhora. Se o médico recomendar, também pode usar meia de compressão, além de cuidar com a quantidade de sal na comida e evitar passar muito tempo sentado.

Publicidade

Trombose venosa profunda

Esse é um problema sério que precisa ser tratado com o médico cirurgião vascular. A trombose  venosa profunda acontece quando um coágulo entope completamente um dos vasos sanguíneos, causando a paralisação da circulação do sangue naquela região. Os sintomas da trombose incluem muita dor, panturrilha endurecida e inchada, e podem até levar a óbito.

É importante ir ao médico para confirmar o diagnóstico e fazer uso de medicamento anticoagulante para diminuir o coágulo e liberar o sangue para circulação. Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma cirurgia para colocar um stent, para abrir a veias e facilitar a passagem do sangue.

Dor na panturrilha podem ser varizes

As varizes, dependendo da espessura ou da quantidade, causam dor na panturrilha, pois é nessa parte do corpo que ocorrem com mais frequência. As pernas ficam inchadas e pesadas, tornando a caminhada mais difícil.

O tratamento deve ser prescrito pelo cirurgião vascular, que pode incluir o uso de meias elásticas e exercícios físicos. Se for necessário, o médico poderá recomendar cirurgia para varizes.

Publicidade

Cisto de Backer

Este cisto costuma aparecer atrás do joelho, como uma bolinha dolorida. Nem sempre causa dor na panturrilha, apenas no joelho afetado, mas pode irradiar para a panturrilha também.

O caso não é grave, mas pelo desconforto que causa, vale a pena consultar um médico para tratar com meia elástica, compressa gelada e fisioterapia.

Celulite infecciosa

A celulite infecciosa é a inflamação na pele causada por bactérias. Ela apresenta como sintomas mais comuns a vermelhidão intensa no local inflamado, além do aquecimento da pele. Também podem ocorrer sinais como inchaço, dor e até alguns sistêmicos, como febre, dores e mal estar.

Publicidade

A primeira coisa a fazer é procurar acompanhamento médico, para evitar a evolução da doença até a sepse, que pode ser fatal. O tratamento é feito à base de antibióticos específicos para o tipo de contaminação.

Veja também: O que é sepse, seus sintomas e como tratar

Sair da versão mobile