A dor na nuca normalmente não é sinal de um problema grave. Ela pode ser causada por tensão, estresse emocional, aumento da pressão arterial ou até mesmo ansiedade. Descubra hoje quais são as suas causas mais comuns.
Possíveis causas
Essa dor é daquele tipo incômodo, pois é uma área que se movimenta muito no corpo. Normalmente não é sinal de doençasgraves, mas existem alguns casos nos quais ela pode ser sintoma de um problema mais grave. Entretanto, nestes casos, geralmente é acompanhada de outros sintomas como enjoo intenso, vômitos ou febre.
Pressão alta
Entre todas as causas, essa é a mais comum. A dor provocada por pressão alta pode derivar de alguma situação de estresse emocional, depressão ou trauma. Nestes casos, ela traz outros sintomas, como dor nas costas e rigidez na área do pescoço. Geralmente, quando esse é o causador, ela não piora com o passar do tempo.
Torcicolo ou contraturas
Outra causa muito comum no surgimento da dor na nuca são os torcicolos e contraturas. Essas duas opções podem acontecer depois de um treino de musculação mais pesado, má postura ou até mesmo enquanto você dorme. Pode começar devido a uma contratura desde a área superior das costas até o pescoço por completo.
Artrite
A artrite provoca inflamação nas articulações do corpo. A região do pescoço contém várias articulações entre as vértebras da coluna. Sendo assim, caso haja inflamação nessas articulações, a dor pode se espalhar para a região da nuca e outras áreas. Essa dor derivada da artrite pode piorar com o passar do tempo.
Como aliviar dor na nuca?
Por ser uma dor insistente, ela é muito desagradável. Contudo, existem algumas formas para aliviá-la e conseguir conviver mais tranquilamente com ela, se esse for seu caso. Confira agora algumas dicas para diminuí-la
Relaxar
O aumento da pressão arterial, normalmente, é causado por algum tipo de estresse. Neste caso, tente relaxar mais e descansar com mais intensidade e assim a dor pode desaparecer.
Compressas
Uma boa opção é fazer compressas. Quentes, em caso de contratura e torcicolo, fria em caso de estresse. Logo depois da compressa, você deve descansar um pouco, assim, o corpo entende que é hora de relaxar e acaba por aliviar essa dor.
Medicamentos
Caso você sinta uma dor mais constante e intensa, a melhor forma de tratá-la é com uso de medicamentos. Eles podem ser relaxantes musculares, analgésicos e até mesmo anti-inflamatórios. Entretanto, para o uso desses medicamentos, a recomendação é ir ao médico para saber exatamente o que tomar e se há realmente justificativa.
Exercícios
Caso a dor não cesse ou para evitar que ela volte a surgir, você deve fazer atividades que ajudam a aliviar o peso sobre as articulações. Hidroginástica, pilates e yoga são ótimas opções para atividades físicas para ajudar. Você ainda pode fazer massagens para aliviar a dor e tratar, para o futuro.