dor de dente
Crédito: Freepik

Dor de dente: conheça as causas e o que fazer para passar

Até pessoas com uma boca saudável podem sentir esse tipo de dor

Publicidade

A dor de dente é bem conhecida da maioria das pessoas, mesmo tendo causas diferentes. A partir do momento em que os dentes de uma criança nascem, ela está sujeita a sentir dor alguma vez na vida. Nem sempre essa dor ocorre porque a pessoa está com cárie dentária, mas esse é um dos motivos mais comuns. Conheça outros e algumas dicas úteis de o que fazer para aliviar a dor.

Veja também: como manter os dentes brancos

O que pode ser?

Sentir essa dor não é fácil. Ela é aguda e intensa, daquelas que dá vontade de arrancar o dente com a mão, se fosse possível fazer isso. Quanto as causas, variam, como por exemplo:

Cárie dentária

Como já mencionado, a cárie dentária é um dos principais problemas que fazem os dentes doerem. Ela ocorre por causa da má higiene bucal. Se os dentes passam muito tempo sujos, a sujeira vai encrustando e as bactérias que ali se criam começam a corroer o dente, deixando a região infectada e apodrecendo, o que leva à dor.

Doenças nas gengivas

As doenças nas gengivas, chamadas de doenças periodontais, podem ser silenciosas até um momento crítico em que a dor vai aparecer e será necessário ir ao dentista de qualquer jeito. Essas doenças começam com uma pequena inflamação que deixam a gengiva avermelhada. Se não for tratado, pode evoluir para gengivite que vai corroendo o dente até que sua polpa esteja contaminada, causando forte dor, mesmo sem cárie.

Publicidade

Retração gengival

A retração gengival deixa a raiz do dente à mostra, o que causa uma grande sensibilidade e dificulta a ingestão de qualquer tipo de alimento. Esse problema não tem a ver com a falta higiene bucal. Ele pode ser hereditário (herdado de família) ou ocorrer por causa de dentes tortos, além de poder ser desencadeado pelo excesso de escovação ao passar a escova com muita força sobre as gengivas.

O que é bom?

principais causas da dor de dente
Crédito: Freepik

Para qualquer tipo de dor de dente, a primeira e mais importante recomendação é ir ao dentista. Deve-se evitar fazer qualquer tratamento caseiro, a menos que não seja possível ir ao dentista imediatamente. Do contrário, veja algumas dicas do que pode ser feito para aliviar a dor.

Bochecho com água morna e sal

De acordo com o dentista Marcos de Borba, em entrevista para o Sorrisologia, o bochecho com água morna e sal pode ajudar a aliviar a dor quando não tiver como ir ao dentista verificar a causa do problema. Esse bochecho vai funcionar quando a dor for causada por infecção, pois o sal ajuda a tratar a infecção enquanto a água morna fará a drenagem dos fluidos da infecção e acalmar o tecido inflamado.

Chupar gelo

Essa dica também pode ajudar, dependendo do caso. Mas como também não vai fazer mal, pode tentar ver se funciona e, caso não, tentar outra das opções listadas. Só não deve ser usada no caso de gengiva retraída, porque vai haver muita sensibilidade e doer ainda mais. A função do gelo é reduzir o fluxo sanguíneo, o que faz parar de latejar e também ajuda a desinchar, caso a gengiva esteja inchada e infectada.

Publicidade

Bochecho com água e alho

O alho é um bactericida natural que faz muito bem para a saúde, inclusive bucal. Ele vai deixar o hálito desagradável logo após o bochecho, mas o importante é que ajuda a aliviar a dor e a manter a boca desinfetada até que se chegue ao dentista. O bochecho pode ser feito esmagando um ou dois dentes de alho em um copo e misturando um pouco de água. Não deve engolir.

Própolis

O própolis é produzido pela abelhas, assim como o mel. Ele é vendido em frascos pequenos, em forma líquida, e tem uma poderosa ação bactericida e cicatrizante. Aplicando um pouco de própolis no dente que está doendo, passando em volta da gengiva, pode ajudar a aliviar a dor.

Cuidados no dia a dia

Se começar a sentir a dor na sexta à noite e só tiver como ir ao dentista na segunda, além das dicas acima, precisa manter outros cuidados para evitar que ela fique muito forte. Deve evitar comer alimentos industrializados com excesso de açúcar ou gordura.

Publicidade

Também deve manter os dentes bem limpos, fazendo uma boa escovação e passando fio dental após cada refeição. Observe se bebidas muito quentes ou geladas causam desconforto e evite-as também. Prefira alimentos não muito duros para evitar que o atrito entre as arcadas de cima e de baixo aumentem a dor.

Não usar medicamento para dor

Sem saber o que está causando, não é recomendado tomar nenhum medicamento, nem que seja só para dor. Se for o caso de uma infecção por bactérias, o tratamento também vai precisar de antibióticos, que só podem ser receitados pelo dentista. Porém, o quadro pode piorar se usar apenas o remédio para dor sem estar associado ao antibiótico.

Tratamentos dentários

Se a causa da dor estiver mesmo na estrutura dentária, o tratamento vai ser determinado pelo dentista. Se for apenas uma cárie superficial, ele irá removê-la e fechar o dente. Mas se for uma cárie profunda, pode ser necessário até um tratamento de canal. Então não tem como saber o que será melhor fazer sem ter um diagnóstico do que causou a dor de dente. Sendo assim, a primeira atitude é visitar o dentista o quanto antes.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM