Todos os pais ficam muito preocupados quando os filhos reclamam de dor. Como a saúde vem sempre em primeiro lugar, logo começam a procurar outros sintomas e buscar o atendimento do pediatra. Um dos tipos de dor que causa preocupação é a dor de cabeça em criança. Veja quais são as possíveis causas, o que fazer a respeito e como saber se é mesmo dor de cabeça que a criança está sentindo.
Veja também: miopia em crianças aumenta e preocupa especialistas
Causas
![principais causas de dor de cabeça em criança](https://www.dicasonline.com/wp-content/uploads/causas-de-dor-de-cabeça-em-criança.jpg)
A dor de cabeça em criança é mais comum do que se imagina. Ao menos de acordo com um estudo realizado pelo neurologista da infância e adolescência Marco Antônio Arruda. O médico conduziu uma pesquisa com 6 mil crianças e adolescentes de 5 a 12 anos, de 87 cidades e 18 estados brasileiros. A conclusão foi de que 85% das crianças terão dor de cabeça pelo menos uma vez.
As causas é que variam. De modo geral, estão relacionadas a doenças e mudanças nos hábitos rotineiros.
Alimentação na hora certa
Se a criança pular refeições ou não tiver uma rotina determinada de alimentação, com alimentos saudáveis, seu índice glicêmico poderá diminuir, alterando seu metabolismo, dificultando a oxigenação no cérebro e causando a dor.
Sono deficiente
Dormir mal também causa dor de cabeça. É essencial que os pequenos tenham uma rotina de descanso com horário para ir para a cama e um ambiente apropriado para conseguirem dormir o suficiente.
Problemas de visão
Quando a criança está forçando demais a vista para conseguir enxergar, poderá ter dores de cabeça frequentes. Esse sintoma é mais comum em crianças na idade escolar. As dores surgem depois da escola.
Vale a pena consultar um oftalmologista caso perceba que seu filho realmente está com dificuldade para enxergar os textos e figuras dos livros, pois ele poderá não saber dizer, já que não conhece outra realidade.
Ranger os dentes
O bruxismo é uma doença que faz ranger e apertar os dentes involuntariamente. Ocorre em especial durante o sono, fazendo a criança acordar com dores na mandíbula e também com dor de cabeça. Esse problema pode ser desencadeado por excesso de tensão e ansiedade. Quem vai verificar se é bruxismo é o dentista.
Calor
Nos dias de muito calor ou depois de uma atividade física intensa, os vasos sanguíneos se dilatam, podendo causar a dor de cabeça em criança, assim como ocorre com os adultos. Então, se a dor surgir em uma situação desse tipo, a criança deve repousar, beber bastante água (não dê refrigerantes) e se refrescar.
O que fazer para aliviar?
Como o organismo das crianças é mais sensível, e elas nem sempre conseguem explicar o tipo de dor que estão sentindo, não vale a pena tratar em casa sem apoio médico. O melhor a fazer é ir ao pediatra.
Para isso, os pais precisam estar de olho na criança, anotando a frequência da dor e se ela teve outros sintomas nas últimas horas ou dias. Assim será mais fácil chegar ao diagnóstico. Somente o pediatra poderá dizer quais remédios utilizar, pois tudo dependerá do tipo de dor.
Mesmo assim, é possível agir de acordo com as possíveis causas, no caso de conseguir identificá-las em casa, por exemplo:
- Não deixar a criança pular refeições;
- Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
- Oferecer água, chás e sucos naturais ao longo do dia, especialmente no calor;
- Garantir que a criança vá dormir no horário certo e que durma bem;
- Perceber se a criança está com estresse emocional e buscar tratamento, pois nesse caso a queixa de dor poderá ser diária.
Quando é preciso se preocupar?
Se os pais perceberem que a dor é recorrente e está afetando a qualidade de vida da criança, é motivo o suficiente para se preocupar e levar ao pediatra. Não quer dizer que seja algo grave, mas pode vir a ser, caso não seja tratado.
Como saber se a criança está mesmo com dor de cabeça?
Dependendo da idade, a criança pode não conseguir identificar em que área do corpo está realmente sentindo dor. Mesmo sendo na cabeça, pode ser uma dor que está irradiando de outra parte para a cabeça.
Além disso, muitos pequenos, já bem espertos, podem ouvir os pais reclamando de dor de cabeça e usarem isso como uma tática de birra ou para não precisarem fazer uma atividade que não querem. Então, os pais precisam estar atentos para saber identificar se é mesmo dor de cabeça.
Uma das formas simples de saber se a dor é real é observando o comportamento da criança. Se ela estiver mesmo com dor de cabeça, vai ficar amuada, com aquela carinha de mal estar e, se a dor for forte, não vai resistir a chorar, talvez até recusando comida e não querendo brincar.
Agora, se ao dizer que está com dor de cabeça e os pais lhe derem um colo ou deixarem ela ficar em casa em vez de ir para a escola, e logo em seguida ela parecer animada e disposta a brincar, já dá para saber que não era dor de verdade.