Você sente dor na coluna? Veja 7 formas de evitá-la

Saiba como evitar as dores nas costas e veja o que mais causa esse tipo de dor

Publicidade

Segundo a OMC (Organização Mundial da saúde) uma em cada dez pessoas de todo o mundo sente dor na coluna com freqüência. Os fatores que ocasionam essas dores são muitos, dentre eles o estilo de vida sedentário e a genética. Veja abaixo algumas dicas de como evitar sentir dor na coluna.

Dor na coluna – veja formas de evitá-la e ter mais qualidade de vida

Seja ela recorrente ou esporádica, a dor na coluna é algo que incomoda muito e pode até deixar a pessoa de cama, sem conseguir se levantar. Na maioria dos casos, a dor de coluna pode ser eliminada ou suavizada com um analgésico, em outras a dor é mais intensa e freqüente e os analgésicos podem até ser prejudiciais ao tratamento.

1- Evite suspender objetos pesados

A maioria das pessoas tem dor na coluna após tentar levantar objetos muito pesados. Se esta rotina faz parte da sua rotina de trabalho, é preciso utilizar equipamentos especiais para a suspensão dos objetos, ou você pode prejudicar de forma séria a sua coluna. Se a dor aparece quando você quer levantar um objeto mais pesado no seu dia a dia – como as compras do supermercado ou um móvel na hora da faxina – procure abaixar dobrando as pernas e não curvando a coluna para não sobrecarregar e procure equipamentos que ajudem a não carregar tanto peso, como os carrinhos de supermercado à moda antiga.

2- Evite o repouso

Normalmente quando alguém está sentindo dor na coluna, costuma evitar o exercício físico com medo de piorar a situação. Estudos comprovam exatamente o contrário: o exercício físico é mais eficaz do que o repouso para aliviar e prevenir as dores nas costas. Quando nos exercitamos, estamos favorecendo a circulação de sangue, fortalecendo os músculos, articulações e discos da coluna, aliviando as dores. Mas é preciso cuidado, é importante manter uma boa postura ao exercitar e não sobrecarregar as costas.

Publicidade

3- Cuidado com a má postura

Outro fator que é determinante para sentir dores nas costas é a má postura. A maioria das pessoas que se queixam de dor na coluna senta-se de forma incorreta, encurvam a coluna de forma a sobrecarregar a lombar e os ombros. Além disso, a má postura colabora também para o aumento da pressão sobre as articulações, sobre os músculos e discos, levando a uma dor intensa.

4-  O estresse também causa dor na coluna

O estresse causa uma forte tensão em todo o nosso corpo, portanto as áreas mais sobrecarregadas e sensíveis a essas tensões ficam expostas às dores quando estamos estressados. É comum pessoas estressadas dizerem que “entrevou” as costas ou “travou” o pescoço, por exemplo. Dores intensas que podem ser aliviadas com massagens, sessões de relaxamento, acupuntura e exercícios físicos regulares.

5- Fuja da obesidade, procure se manter no peso normal

O excesso de peso gera uma pressão maior do que o natural em diversas partes do corpo, especialmente na coluna e nos joelhos. Como o nosso corpo não é preparado para carregar mais peso do que o normal, pessoas obesas costumam sentir com maior freqüência dor na coluna e sobrecarga nos joelhos causadas por inflamações.

6- Pare de fumar

Você sabia que o uso do tabaco também tem relação com a dor na coluna? Tem sim, o consumo da nicotina está diretamente ligado a pacientes que têm dores constantes na lombar. As substâncias químicas que compõem o cigarro reduzem o fluxo sanguíneo que vai para a coluna vertebral, assim os discos vão se degenerando e causando dor.

Publicidade

7- Para de disfarçar a dor constante

Quem possui dor na coluna com frequência e está sempre tomando um remedinho para aliviar pode estar prejudicando a sua saúde. Os analgésicos são indicados para aquelas dores esporádicas, que aparecem quando você fez algum esforço extraordinário, deu um mal jeito ou dormiu em um colchão ruim, por exemplo. Já se você sente dores diárias ou toda semana, é preciso ir ao médico para que ele faça o diagnóstico e tomar medidas preventivas fazer exercício físico regularmente e melhorar a postura.

PODE GOSTAR TAMBÉM