Atualmente, com tanta informação disponível na internet, os termos que antes eram mais usados pelos médicos se tornaram populares, como é o caso da dopamina, que se sabe estar relacionada com algo que o cérebro libera para o corpo se sentir melhor. Mas você sabe exatamente o que é, suas funções e como regular os níveis para ajudar a manter a saúde equilibrada? Veja todas essas respostas a seguir.
O que é?
A dopamina é um importante neurotransmissor liberado pelo cérebro, responsável por participar de funções essenciais no organismo. É popularmente conhecida como neurotransmissor do prazer devido ao fato de que sua principal função é ativar os circuitos de recompensa do cérebro.
Os neurotransmissores são moléculas produzidas pelo organismo para realizar a comunicação entre os neurônios, ligando-os a receptores específicos. Então, na verdade, ela não faz tudo sozinha, e sim, participa do processo de liberação das funções.
Manter seus níveis sempre equilibrados é importantíssimo porque o seu excesso ou deficiência pode provocar complicações e doenças graves, já que ele é responsável por várias outras tarefas.
Para que serve?
Ela atua tanto na ativação quanto na inibição de determinadas atividades cerebrais, de acordo com o lugar em que é liberada. Além de ser a reguladora das sensações de recompensa, ela participa nos processos de regulação motora dos movimentos voluntários, da memória, do humor e estresse, da atenção e concentração, da libido, do apetite, do sono e outros.
Como regular seus níveis
Mesmo sendo tão importante para diversas funções do organismo, a dopamina precisa estar equilibrada, como mencionado antes. Se estiver em falta, pode dar origem a doenças como Parkinson. Se estiver em excesso, pode resultar, ao longo dos anos, na esquizofrenia.
Portanto, existem formas de regulá-la no organismo, mas antes de começar a praticá-las é recomendado fazer uma consulta ao médico para saber se é realmente necessário. Caso o médico libere, veja o que pode ser adicionado ao seu estilo de vida para manter os níveis regulados desse neurotransmissor.
1. Pratique exercícios físicos
Movimentar-se garante o aumento dos níveis de dopamina, endorfina e serotonina, promovendo melhores noites de sono e menos stress no dia a dia.
2. Fuja dos vícios
Afaste-se de tudo que acumule toxinas no organismo. Garanta sua liberdade e bem-estar, fique longe de bebidas alcoólicas, tabaco e doces industrializados.
3. Estimule a produção de a tirosina
Consumir chá verde, abacate e amêndoas estimula a produção desse importantíssimo aminoácido, utilizado na formação de proteínas e dopamina.
4. Adquira o hábito de ouvir música
Ouvir as músicas que gosta faz o cérebro liberar esse neurotransmissor, ajudando a manter os níveis regulados. Se não é tão fã de ouvir música o tempo todo, pode substituir por outros estímulos auditivos que goste, como podcasts.
5. Tenha uma rotina organizada
Ter uma vida organizada é ter uma mente organizada. Quando tudo está em ordem, o corpo fica relaxado e sente bem-estar, liberado por ela. Além do mais, sobra mais tempo para os hobbies que também vão estimular as boas sensações.
6. Estimule sua criatividade
Mantenha sua mente ocupada com hobbies que estimulem a criatividade sempre que tiver um tempo livre. Faça culinária, tricô, desenhe, cante, escreva. Encontre uma atividade que faça você se sentir melhor.
7. Reforce os nutrientes da sua alimentação
Uma alimentação adequada também é essencial para manter seus níveis regulados. Se não sabe como fazer isso por conta própria, a melhor ideia é consultar um nutricionista que vai determinar um plano alimentar bem variado com opções saudáveis, sem necessariamente ser uma dieta de emagrecimento. É apenas uma forma de fornecer ao seu corpo tudo o que ele precisa, na quantidade adequada, para se manter sempre forte e saudável.
8. Aprenda a meditar
Meditar relaxa a mente, estimula sua produção, melhora o humor e ainda previne doenças do coração. A meditação é uma prática que pode ser feita pelo tempo que você desejar e em vários lugares diferentes. É uma boa forma de equilibrar o corpo e a mente, evitando o estresse e a ansiedade.
9. Durma melhor
Dormir bem é fundamental para viver melhor e para manter os níveis de dopamina regulados. Procure estabelecer horários de ir para a cama e durma o suficiente para acordar com boa disposição. Não se prenda aos horários, pois cada pessoa tem suas necessidades. É mais importante dormir bem em poucas horas do que ficar 8 horas na cama com um sono interrompido.