Menu

Dor na sola do pé: saiba o que pode ser e como aliviar

Quando a dor não passa mesmo descansando o suficiente um profissional deve ser procurado para o tratamento adequado

Crédito: Freepik

Publicidade

Depois de caminhar muitos quilômetros é normal sentir dor na sola do pé. Também é comum acontecer quando se passa longas horas de pé, com ou sem salto alto. Mas, algumas vezes, essa dor surge logo ao acordar ou sem que a pessoa faça esforço físico. Por que será? Existem razões que explicam essa dor e dicas do que fazer para aliviá-la.

Veja também: como evitar varizes e inchaço nas pernas

Causas

Crédito: Freepik

A dor na sola do pé pode ser diagnosticada como fascite plantar, uma patologia inflamatória ou degenerativa que afeta a fáscia plantar. A fáscia plantar é uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico que vai desde o calcanhar até a base dos dedos dos pés, recobrindo a musculatura da sola. Veja quem está no grupo de risco de desenvolver essa patologia e outras causas.

Fascite plantar

A fascite plantar é mais comum em pessoas com idade entre 40 e 60 anos, mas também pode ocorrer em pessoas obesas, pessoas que usam salto alto por longas horas diárias e em atletas, em especial ginastas, corredores e bailarinos. A dor ocorre em momentos diferentes. Há quem sinta logo pela manhã e outros percebem mais dor ao pisar, ao longo do dia.

Esporão do calcâneo

Essa condição causa dor na sola inteira ou só no calcanhar. O que acontece é a formação de depósitos de cálcio debaixo ou atrás do osso do calcanhar, formando saliências que se parecem com esporas, daí o nome da doença. Ela pode ser desencadeada por causas semelhantes às da fascite plantar.

Publicidade

Malformações nos membros inferiores

Pessoas que sofrem com problemas como pé chato, luxação de quadril (com uma perna maior que a outra) ou que pisam torto na hora de caminhar podem sentir a dor na sola do pé com mais facilidade porque o peso do corpo é mal distribuído, forçando mais uma sola do pé do que a outra.

Como aliviar

O alívio da dor pode ser momentâneo com as receitas caseiras, mas é necessário consultar um ortopedista ou um fisioterapeuta para descobrir a verdadeira causa do problema e tratar para a cura, não apenas de modo paliativo. Veja, primeiro, os métodos caseiros:

Repouso

No caso de a dor na sola do pé ocorrer por cansaço mesmo, depois de ter caminhado muitas horas, ter suportado salto alto ou excesso de peso por muito tempo, nada como algumas horas de repouso com os pés para cima. Ainda assim esse tipo de dor pode levar alguns dias para passar. Enquanto isso, devem ser evitadas as atividades que causaram o incômodo.

Escalda pés

Depois de um dia cansativo, será um enorme alívio colocar uma roupa confortável, se sentar no sofá e preparar uma bacia de água morna para colocar os pés dentro e deixar que a água traga uma gostosa sensação de relaxamento.

Publicidade

Uso de calçados adequados

Qualquer pessoa, mesmo estando fora do grupo de risco, deve investir em sapatos adequados para suas atividades e que sejam de boa qualidade. Eles fazem muita diferença para prevenir e aliviar a dor na sola do pé.

Alongamentos

Todos os dias, ainda que seja para ficar sentado, é essencial fazer alongamentos no corpo inteiro. O alongamento para os pés ajuda a prevenir e a tratar a dor. Alongar ajuda a manter os músculos e tendões ativos, funcionando bem e preparados para evitar lesões.

Quando consultar o médico?

O ortopedista ou o fisioterapeuta devem ser procurados quando a dor não passa dentro de poucos dias, mesmo tomando os cuidados recomendados no tópico anterior. O profissional irá realizar exames físicos e poderá pedir exames de imagem para observar internamente a situação dos pés.

Publicidade

Somente depois do diagnóstico ele irá recomendar um tratamento adequado, que pode ser com medicamentos anti-inflamatórios, sessões de fisioterapia, aplicação de gelo, repouso, uso de palmilha ortopédica, órtese noturna e terapia por ondas de choque.

Leave a Reply

Sair da versão mobile