Sentir sede é um sinal de que o corpo está precisando de mais água. Quando o seu hipotálamo entende que falta água no seu organismo, ele envia um aviso ao seu córtex cerebral que traduz essa mensagem na forma de sede.
Em pessoas saudáveis, a sede surge quando o dia está muito quente, quando a pessoa está suando muito, o clima está seco ou quando ela come coisas muito doces, salgadas ou apimentadas, por exemplo.
Mas, quando a sede é exagerada e nunca parece saciar, pode ser um sintoma de algum problema de saúde.
1. Diabetes mellitus
Um dos principais sintomas da diabetes é sentir muita sede. Acontece que, nessa doença, o sangue fica com excesso de glicose, então o corpo entende (erroneamente) que precisa de mais água para ajudar a diluir toda essa glicose, embora esse seja o papel da insulina – que na diabetes, funciona de forma deficiente. Junto com isso, o excesso de glicose leva à desidratação, e aí vem o aviso constante da sede.
2. Diabetes insipidus
Existe também o tipo de diabetes que não tem relação com a alteração da glicose no sangue, mas sim, pode ser causada por pela glândula hipófise (no sistema nervoso central), por falta do hormônio antidiurético.
Pode ocorrer também por causa de uma alteração renal, na qual esse hormônio não consegue funcionar como deveria.
Como resultado, a pessoa nessa condição perde muita água renal, ficando com muita vontade de fazer xixi e, por consequência, muita sede.
3. Doenças psiquiátricas
Pessoas com depressão, transtorno bipolar ou esquizofrenia podem desenvolver uma condição chamada potomania, que é um desequilíbrio neuro-humoral, e não tem a ver com o sangue, os órgãos ou fatores ambientais. A pessoa sente muita sede, o tempo todo, e o excesso de ingestão de água pode resultar em deficiência de sódio no sangue.
4. Doença renal
Os rins são responsáveis por filtrar os líquidos e eliminar as impurezas desses líquidos na forma de urina. Mas, quando eles não estão funcionando da forma correta, surgem efeitos colaterais, como o ressecamento das mucosas e saliva espessa, o que causa sede constante.
Além disso, nos pacientes que fazem diálise, pode ocorrer o aumento do hormônio antidiurético (ADH), desequilibrando a regulação da sensação de sede.
5. Anemia
Pessoas com anemia crônica não produzem saliva o suficiente por causa da falta de circulação sanguínea nas glândulas salivares. Isso acontece devido à queda dos glóbulos vermelhos no sangue. Por consequência, a boca fica seca e a pessoa sente mais sede.
6. Desidratação
Quando uma pessoa está desidratada significa que os níveis de água e de sais minerais no seu organismo estão muito abaixo no normal, e isso afeta gravemente o funcionamento de todo o corpo.
A desidratação pode acontecer quando a pessoa é privada do consumo de água, quando ignora com frequência a sensação de sede ou quando está com quadro de diarreia aguda, o que faz o corpo eliminar muita água. Como o corpo precisa repor bastante água, a pessoa vai sentir muita sede.