As lista de doenças reumáticas é grande, mas a maior parte delas se caracteriza por determinados sintomas. São eles a dificuldade para se movimentar, rigidez nas articulações ao acordar, limitação para pentear o cabelo e escovar os dentes, redução da flexibilidade da coluna para se abaixar e dor com inchaço e calor nas articulações. Veja quais são as principais doenças desse grupo e suas principais características.
Veja também: tudo sobre doenças autoimunes
Principais doenças reumáticas
Também chamadas de reumatismo, essas doenças são aquelas que acometem o aparelho locomotor. Ele é composto pelos ossos, articulações, músculos, cartilagens, ligamentos e tendões.
Mas também há algumas doenças desse grupo que afetam os órgãos, como a pele, os rins, pulmões, coração, olhos e intestino. Entre mais de uma centena de doenças reumáticas, saiba mais sobre algumas das principais.
1. Artrite reumatoide
Existem muitos tipos de artrite, mas esse é o mais comum. Ocorre quando o sistema imunológico fica problemático e ataca o próprio organismo. No caso dessa doença, o sistema imune reage contra as articulações, atacando seu revestimento e as cartilagens. Deixa as regiões afetadas com vermelhidão, inchaço, dor, rigidez e perda das funções.
2. Gota
A gota é um tipo de artrite, ou seja, uma inflamação nas articulações. Quando existe excesso de ácido úrico no organismo, pois o corpo não consegue eliminar o suficiente, esse ácido se acumula nas articulações causando inchaço, dor, vermelhidão e dificuldade para movimentar o membro afetado. É mais comum nos pés, mãos, pulsos, joelhos e tornozelos.
3. Fibromialgia
Muito se fala sobre essa doença, mas ainda não se conhece sua causa fundamental. O que se sabe é que a fibromialgia causa dores constantes e espalhadas pelo corpo. Essas dores são sentidas principalmente nos músculos e tendões e surgem acompanhadas de sintomas como exaustão constante, insônia, além de haver casos que chegam a desenvolver depressão e ansiedade.
4. Bursite
A bursite é a inflamação da bolsa sinovial, também chamada de bursa. Essa bursa está localizada entre cada tendão e pele ou tendão e osso do corpo, ou seja, está em todas as articulações. A doença acontece por excesso de movimentos repetitivos, por ficar várias horas por dia, durante muitos meses sentado ou de pé na mesma posição e outras atividades que exijam demais das articulações.
5. Febre reumática
Essa doença é decorrente de casos de faringite ou amidalite com febre. Cerca de 7 a 15 dias após um episódio de uma dessas doenças, algumas pessoas desenvolvem a febre reumática. Todas essas doenças são causadas pela mesma bactéria, por isso estão relacionadas. Os sintomas variam entre febre baixa, vermelhidão e caroços na pele, inflamação do músculo cardíaco, falta de ar, de apetite, cansaço, movimentos descordenados e dores nas articulações.
6. Tendinite
Assim como a bursite é a inflamação das bursas, a tendinite é a inflamação dos tendões. Eles vão ficando mais fracos, menos elásticos e residentes, então vai acontecendo sua degeneração. Esse problema causa dor, dificuldade de movimentar o membro afetado, vermelhidão e inchaço. Pode acontecer por causa da idade ou por uma lesão.
7. Osteoporose
Existem dois tipos de osteoporose. Um deles ocorre por causa da menopausa e seus sintomas e o outro por inflamações. Esse segundo tipo entra no grupo das doenças reumáticas porque pode acontecer devido à artrite reumatoide. A osteoporose é a perda e falta de produção de massa óssea, fazendo com que os ossos fiquem porosos, fracos e se fraturem com facilidade.
8. Artrose
A artrose é mais um dos tipos de artrite. Nessa doença, as partes das articulações afetadas são as cartilagens que sofrem um desgaste. As cartilagens servem de proteção nas extremidades dos ossos para que eles deslizem ao entrarem em contato, permitindo os movimentos do esqueleto. Com esse desgaste, os ossos passam a entrar em contato direto, o que faz um atrito entre eles, gerando muita dor e dificuldade de se movimentar.
9. Lombalgia
A lombalgia é a dor que acomete a coluna lombar, mais perto da bacia. Ela pode se espalhar pelas nádegas e pernas, despertando dor no nervo ciático. Entre os fatores de risco estão as profissões que exigem carregar muito peso, fazer movimentos constantes de dobrar a coluna, além de problemas de postura, hérnia de disco, artrose, doenças inflamatórias e até emocionais.
10. Vasculite
Existem alguns tipos de vasculite, sempre caracterizados pela inflamação de vasos sanguíneos. É uma doença reumática e autoimune, pois as células do sistema imunológico invadem as paredes dos vasos sanguíneos, causando hemorragias ou aneurismas, oclusão (fechamento) e constrição. A distribuição de sangue com oxigênio e nutrientes pelo corpo fica comprometida, dificultando o funcionamento dos sistemas afetados.