Você sabia que existem doenças que afetam homens e mulheres de formas diferentes? Por mais que pertençam à mesma espécie, são duas formas distintas de funcionamento do corpo. Seja por uma questão hormonal ou outros fatores, algumas doenças tendem a ser piores ou apenas com outras características para cada um.
Doenças com características diferentes
Seja pela incidência, que pode ser muito maior para uns que para outros, ou pela forma como se manifesta. Também o tempo que leva para se aparecer pode ser discrepante. E não se está falando aqui de doenças bem específicas, como o câncer de próstata ou de mama. São algumas mais comuns, mas que se manifestam de formas diversas em cada sexo. Entenda melhor.
Queda de cabelo
O homem tende a sofrer com calvície muito mais do que as mulheres. Para eles, isso acontece mais rapidamente e de forma concentrada. Já para as mulheres, os fios tendem a cair ao longo das décadas e de forma pulverizada.
Assim, eles ficam com aquela carequinha no topo da cabeça, enquanto elas ficam com o visual mais vazio. Isso acontece porque o homem tem mais testosterona, que se transforma em di-hidrotestosteroa, afinando e enfraquecendo os cabelos.
Acne no rosto
Para os homens, a fase terrível para ter espinhas e pele com acne é a adolescência. Já as mulheres, podem ter seu pico de espinhas depois dos 30 anos. Isso porque a quantidade de hormônios sofre alterações. Claro que também tendem a ter mais durante o período menstrual. Por outro lado, as espinhas dos rapazes tendem a demorar mais para secar, por causa da oleosidade da pele.
Esclerose múltipla
As mulheres são as maiores vítimas dessa doença, podendo inclusive ter uma tendência 3 vezes maior de sofrer com ela. Por outro lado, a esclerose múltipla é muito mais forte e intensa nos homens, fazendo com que o corpo degenere mais rapidamente. É a mesma doença, porém ela atua de forma diferente em cada organismo.
Osteoporose
Você achou a diferença na esclerose múltipla muito grande? Isso porque não viu ainda da osteoporose. As mulheres têm uma tendência 4 vezes maior de sofrer essa descalcificação dos ossos do que os homens. A causa é a própria constituição óssea feminina, geralmente mais fina e leve do que dos homens.
Infarto
Os homens sofrem mais com infarto do que as mulheres, porém esse não é o ponto interessante aqui. A forma como a doença dá seus sinais, difere entre os sexos. No homem, surgem os sinais clássicos, como dor no peito ou dormência no braço direito – além de outros. Porém, a mulher pode sentir como uma terrível dor nas costas, na barriga ou até dificuldade para respirar.
Infecção urinária
Muito mais comum e recorrente em mulheres, a infecção urinária tem suas diferenças entre cada um. Ela acontece mais no público feminino, pois a uretra é muito menor, no caso delas, facilitando a vida da bactéria. Já nos homens é mais raro acontecer, mas se for contaminado, o tratamento será mais difícil e os sintomas mais sérios.
Muito interessante ver essa diferença entre os corpos masculino e feminino. Doenças que são comuns a todos, porém que se manifestam de forma diferente em cada um. Mas seja homem ou mulher, é fundamental estar com os exames em dia, então lembre-se de fazer o checkup anualmente.