problemas com suculentas
Crédito: Freepik

Doenças e problemas mais comuns das suculentas

Veja quais são os cuidados a ter para manter suas suculentas sempre lindas e saudáveis

Publicidade

Quando as plantas não recebem os cuidados adequados, ou quando você não segue uma rotina de cuidado com elas, podem surgir doenças e problemas variados. Veja quais são os principais e saiba como cuidar bem das suas suculentas.

Estiolamento

O estiolamento é quando o caule da planta começa a ficar bem comprido, fora do comum para o seu formato normal. Com isso, as folhas ficam mais espaçadas também. Esse problema acontece quando a planta está em um ambiente com pouca luminosidade, então ela se estica em busca de luz.

Quando isso acontece, além de mudar a sua planta para um local com mais luminosidade, você pode cortar todo esse caule comprido em partes menores e replantar para gerar novas mudas. Pode replantar o caule sem folhas e também só as folhas sozinhas, tudo sobre a terra, sem enterrar, mantendo essa terra umedecida até enraizar.

Queimaduras

Já se a sua suculenta estiver recebendo sol em excesso, você vai notar que as pontas das folhas começam a queimar e secar. Se as folhas apenas ficarem mais avermelhadas nas bordas, sem queimar, não tem problema.

Publicidade

Mas, se as queimaduras aparecerem, sua planta precisa de um local onde não bata sol direto sobre ela, mas que seja bem iluminado. Se não tiver como mudar a planta de lugar, assim que notar o problema, ofereça regas mais frequentes a ela, cuidando para não exagerar e acabar afogando as raízes.

Apodrecimento

As suculentas são muito procuradas não só pela sua beleza e variedade, mas também por serem fáceis de cuidar. Como elas armazenam água em suas folhas e raízes, precisam de menos regas.

Mas, se você não sabia disso e rega a suculenta com muita frequência ou com muita água de cada vez, ou ainda, deixa a sua planta pegando muita chuva, pode ser que ela comece a ficar fraca e amolecida, com as raízes podres.

Esse problema do apodrecimento também pode ocorrer quando a planta está sendo atacada por fungos, que geralmente surgem por causa do excesso de umidade, então uma coisa está ligada à outra.

Publicidade

A solução é remover a planta da terra, que não será difícil, pois seu caule estará macio. Então limpe bem a base dela e corte a parte mais amolecida do caule. Se o caule for muito grosso, deixe a planta secando, sem replantar, por uns dois dias até que a seiva saia e a parte cortada cicatrize. Assim você evita que ela continue apodrecendo.

Depois é só botar na terra para criar novas raízes, cuidando com o excesso de água. Se a planta estiver doente, mantenha-a longe das outras e trate com óleo de neem.

Ressecamento

Se as folhas das suas suculentas estiverem enrugadas, mais fechadas, e a cor dela e do caule estiverem diferentes, parecendo doentes, pode ser falta de água. Acontece quando você esquece de regar a planta por muito tempo ou quando viaja e deixa ela no sol. Mesmo sem deixá-la no sol, o ressecamento pode acontecer se estiver no verão em uma época de muito calor.

Publicidade

A solução é colocar a planta em um local com meia sombra e ir hidratando-a com mais frequência. Não precisa dar um banho, mas sim, ir molhando aos poucos, até ela se recuperar. A primeira rega deve ser feita até deixar o solo bem úmido. Depois, vá regando conforme a parte superior do solo começar a secar.

Pragas

As suculentas também sofrem com o ataque de pragas, como as famosas cochonilhas e os pulgões. As pragas geralmente afetam as plantas que estão em desequilíbrio, com cuidados inadequados, e as pragas podem passar de uma planta para a outra.

O que você pode fazer é isolar a planta em um local com luminosidade adequada, manter os cuidados básicos e fazer o tratamento com óleo de neem para matar as pragas e recuperar a planta. Outro tratamento é misturar 1 colher de detergente neutro em 1 litro de água, colocar num borrifador e aplicar sobre a planta a cada 2 ou 3 dias, até notar o desaparecimento das pragas.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM