O corpo humano é um sistema complexo e perfeito, todo interligado. Quando uma parte é afetada, várias outras também são. É por isso que algumas doenças físicas trazem sintomas semelhantes aos de transtornos mentais, e vice-versa.
Se nunca aconteceu com você, já deve ter conhecido alguém que teve uma doença física e surgiram sintomas como mudanças de humor, alto estresse, apatia, insônia e até ataques de pânico. Veja alguns exemplos de doenças que provocam sintomas no cérebro.
Tumores
É comum que pacientes diagnosticados com tumor cerebral, especialmente no início, apresentem sintomas de depressão.
Além desse, o tumor nas glândulas adrenais (acima dos rins) também provoca sintomas psiquiátricos por causa do excesso de cortisol que é produzido por elas, deixando a pessoa mais acelerada e com insônia.
Mais do que cortisol, essas glândulas também produzem adrenalina e noradrenalina, então se elas desenvolvem um tumor, a produção desses hormônios desequilibra, deixando o paciente mais ansioso e irritado.
Outros tipos de tumores trazem sintomas semelhantes à depressão quando afetam o sono, o apetite e o humor, o que é bem comum.
Hipotireoidismo e hipertireoidismo
Essas doenças afetam as glândulas tireoides, que assim como as glândulas adrenais, são responsáveis pela produção e liberação de hormônios. Ou seja, ao serem afetadas, os hormônios ficam desregulados, afetando diretamente o comportamento e os sentimentos.
No hipotireoidismo a glândula passa a produzir hormônios em baixa quantidade, trazendo desânimo, apatia, sonolência, tristeza e falta de apetite. Já no hipertireoidismo é o contrário: o excesso de hormônios traz agitação, ansiedade, insônia e pensamentos acelerados.
Infecções
Infecções causadas por certos tipos de bactérias podem alterar o comportamento do paciente, deixando-o até com alterações que se parecem com transtorno obsessivo compulsivo. Algumas doenças podem fazer a pessoa ficar desanimada e sonolenta. Até uma gripe forte vai deixar o paciente apático, sem vontade de fazer nada e sem fome.
Doenças neurodegenerativas
As doenças de Parkinson e Alzheimer são físicas porque elas afetam fisicamente a estrutura do cérebro. Mas, boa parte dos seus sintomas pode ser comparados aos de várias doenças mentais.
Todo o organismo do paciente é afetado, de forma gradual, chegando ao ponto de ele não ser mais capaz de realizar atividades simples da rotina sem ajuda, pois fica muito esquecido e confuso sobre tudo ao seu redor, podendo perder a noção de tempo e espaço.
Anemia
A anemia é uma deficiência nutricional, geralmente por falta de ferro no sangue. Pessoas nessa condição ficam com sintomas que podem parecer depressão, pois perdem a energia, a capacidade mental e a motivação.
Hipoglicemia
Pessoas com baixa concentração de glicose no sangue podem sofrer desmaios, confusão mental, dificuldade de concentração e coordenação motora reduzida.
Hipoxemia
Essa condição é caraterizada pela baixa concentração de oxigênio no sangue, deixando o paciente com confusão mental e agitação.
Insuficiência renal crônica
Quando os rins perdem a capacidade de remover e equilibrar fluidos no organismo, o paciente tem redução do apetite, sonolência ou insônia, confusão, dificuldade de concentração e de raciocínio.
Epilepsia
Essa condição é caracterizada pela perturbação da atividade das células nervosas, levando a convulsões. Mas, além desse sintoma, é comum o paciente ter insônia, sono fragmentado, transtornos comportamentais antes, durante e depois do sono, ansiedade, depressão e perturbações de humor.
Procure um médico
Depois de saber que existem várias doenças físicas com sintomas iguais ao de transtornos mentais, é preciso ter consciência sobre a importância de buscar ajuda médica.
Muitas pessoas passam meses e anos achando que estão deprimidas ou infelizes por causa dos problemas da vida, quando na verdade estão com uma doença física que precisa de tratamento.
Se perceber mudanças preocupantes de comportamento em si mesmo ou em pessoas que convivem com você, procurar um médico é a primeira atitude a ser tomada.