doenças por compartilhar maquiagem
Crédito: Freepik

Cuidado: você pode pegar estas doenças por compartilhar maquiagem

Doenças causadas por vírus, fungos e bactérias podem passar de uma pessoa para a outra através dos itens de maquiagem

Publicidade

Os itens de maquiagem podem parecer inofensivos. Mas é preciso se lembrar que eles entram em contato com as partes com mucosa do rosto, como boca, nariz e olhos. Quando uma pessoa tem uma doença viral ou bacteriana, ela pode ser transmitida entre as mucosas ao emprestar maquiagem.

Então, na dúvida, saiba que maquiagem não se empresta, e isso não tem nada a ver com egoísmo ou falta de confiança na pessoa. Até porque ela pode estar doente sem apresentar sintomas, e você também. Veja quais são as doenças que podem ser transmitidas ao compartilhar maquiagem.

Conjuntivite infecciosa

A conjuntivite é a inflamação das mucosas dos olhos, causando coceira, inchaço, vermelhidão e pus. Ela é contagiosa quando é do tipo infecciosa, causada por micro-organismos. Ela pode ser transmitida ao compartilhar lápis de olho, rímel, pincéis, delineador e qualquer outra maquiagem que vá aplicar perto dos olhos.

Herpes labial

A herpes labial é uma doença causada pelo vírus herpes humano 1 que caracteriza a herpes simples com lesões na boca. Uma vez que se contrai esse vírus, ele não vai mais embora do organismo, ou seja, não tem cura. Mas ele costuma se manifestar apenas quando o sistema imunológico está enfraquecido, e é possível fazer tratamento com medicamentos antivirais ou esperar passar sozinho.

Publicidade

De qualquer forma, ninguém quer passar alguns dias com feridas nos lábios. Então, é melhor não compartilhar batons, brilhos labiais, lápis de boca nem protetor labial.

Amigdalite

A amigdalite é uma infecção que afeta as amígdalas, que são glândulas que ficam no fundo da garganta. Ela pode ser causada por vírus ou bactérias, e é transmissível por tosse, espirros, ao compartilhar maquiagens e outros objetos, como pratos, talheres, copos, sabonetes e toalhas que entrem em contato com a boca ou o nariz. Nesse caso, não é apenas a maquiagem de boca que oferece perigo, pois a pessoa infectada pode tossir com a mão na boca, pegar em qualquer tipo de maquiagem e emprestá-la em seguida, contendo o vírus ou bactéria.

Gripe e resfriado

A gripe e o resfriado são doenças causadas por vírus. Então, é o mesmo caso da amigdalite. Basta pegar na mão uma maquiagem que acabou de ser usada por alguém com uma dessas doenças para correr o risco de contrair também.

Coronavírus

Assim como a gripe e o resfriado, o coronavírus é contraído ao ter contato com o rosto da pessoa. O cuidado deve ser máximo, evitando compartilhar qualquer tipo de maquiagem e todos os demais objetos pessoais, já que o vírus pode estar por alguns instantes na embalagem dos produtos. Antes de usar qualquer coisa, desinfete o produto e as mãos.

Publicidade

Verrugas

As verrugas se desenvolvem na presença do vírus papiloma vírus humano (HPV). Por exemplo, se uma pessoa aplica uma base por cima de uma verruga, passando a mesma mão na embalagem, e depois você usa essa base infectada em uma área do rosto que estava machucada com uma espinha levemente aberta, será o bastante para o vírus entrar em você e desenvolver uma verruga.

Micose

A micose é uma infecção causada por fungos que afetam a pele, as unhas e o cabelo. Costuma ocorrer em partes do corpo que ficam mais expostas ao calor e à umidade, e esses fungos podem ser transmitidos no compartilhamento de maquiagens e outros objetos pessoais.

PODE GOSTAR TAMBÉM