Tudo em excesso faz mal, até as temperaturas muito baixas ou muito altas. Quando está muito calor, um dos sintomas mais comuns que as pessoas sentem é tontura e falta de ar porque a pressão do corpo muda. Alguns precisam ser levados ao hospital para se recuperarem. Mas, não é só isso que o calor provoca. Veja só.
Desidratação
Quando está muito quente, o corpo transpira mais para conseguir manter a temperatura regulada. Por isso é necessário tomar mais água e repor o líquido perdido. Quem não faz isso, corre o risco de ficar desidratado, o que é muito perigoso, inclusive com risco de morte.
Infecções
Quando chega o verão é preciso redobrar os cuidados por causa do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Além disso, as fortes chuvas de verão, com enxurradas, podem trazer infecções nas águas, como leptospirose (transmitida pelos ratos) e hepatite A.
Infarto e derrame
Por causa da desidratação, a pressão sanguínea diminui, obrigando o coração a bater mais rápido. Pessoas com predisposição podem sofrer um ataque cardíaco. Além disso, como o sangue fica mais grosso, podem ocorrer coágulos que viram tromboses e culminam em derrame.
Problemas respiratórios
Se o calor estiver deixando o ar muito seco, é comum que as mucosas do corpo também sequem, inclusive causando sangramentos nasais e aumentando as crises de asma, bronquite e infecções respiratórias em quem tem predisposição a esses problemas.
Doenças dos rins
Os rins também sofrem quando o corpo está desidratado por causa do calor. É maior o risco da formação de pedrinhas, além do desequilíbrio entre os fluidos e eletrólitos que aumentam o risco de mal funcionamento renal em pessoas que já têm doenças dos rins, diabetes ou pressão alta.
Cuidados para prevenir doenças no calor
Com base nas doenças que podem surgir durante as épocas mais quentes do ano, é muito importante tomar alguns cuidados básicos:
- Beber de 2 a 3 litros de água por dia;
- Manter as doenças crônicas controladas;
- Usar umidificador de ambientes;
- Evitar águas paradas para prevenir infecção pelo Aedes aegypti;
- Ferver a água que for utilizar nas épocas de enxurradas, mesmo sendo água tratada da rede.