Conhece uma doença chamada de “whatsappite”? Esta é uma doença muito recente causada pelo uso das novas tecnologias, como o whatsapp e demais aplicações, que necessitam de demasiados movimentos dos dedos para mexer no celular. Os seus sintomas são: dormência, dores e inchaço nos dedos, nas mãos e nos pulsos.
Associar os sintomas à causa
Não foi fácil relacionarem estes sintomas com o uso constante dos dedos para navegar pelas redes sociais. Diversos profissionais de saúde achavam que seria alguma dificuldade causada por esporte ou lesões feitas em casa. Contudo, a Dra. Rosa Marian Lorca, chefe da Medicina Física e de Reabilitação do Hospital Universitário HM Torrelondones, em Madri, conseguiu demonstrar os danos provocados pela frequente utilização das aplicações do celular:
- causa “whatsappite”;
- reduz a capacidade de se concentrar;
- esfria as relações afetivas com amigos e parentes;
Contudo, é necessário reparar que podem aparecer diversas dificuldades de saúde ao estar a submeter pescoço, pulso, costas e dedos ao “whatsappite”. Uma forma de diminuir as chances de ter esta doença é variar nos dedos que teclam ou optar por recorrer a um lápis para aparelhos móveis. Como já foi mencionado, também a coluna lombar pode sofrer com essa condição.
Utilizar excessivamente as teclas de celulares permite que a tensão dos músculos seja maior, criando possíveis contraturas do pescoço até à dorsal. Daí não ser um problema banal. Com certeza que ninguém gosta de ter dores incomodativas quando está a por em prática atividades essenciais. No pior dos cenários, esse problema pode originar em intervenção cirúrgica – em casos mais severos. Além da cirurgia será necessário submeter-se a tratamentos com anti-inflamatórios, analgésicos e fisioterapia.
Deste modo, aconselhamos que tenha alguns cuidados para evitar ter whatsappite:
- Coloque o celular perto do rosto, sem curvar a coluna para se chegar junto da tela;
- Realize, várias vezes, alongamentos no momento em que está a usar o celular, distendendo a coluna e mantendo-a reta;
- Faça alguns exercícios com os punhos e os dedos, de forma a aprimorar a circulação das mãos;
- Ponha em prática inspirações intensas, endireitando a coluna e levando o peito para a frente. No momento da expiração, garanta que a coluna continua nessa postura. Aplique este movimento variadas vezes. Se notar dor no meio das costas é por que a sua coluna acostumou-se a uma posição errada;
Agora que conhece os sintomas, caso estes se tornem intensos e frequentes, recomendamos que consulte um especialista médico.