Menu

Doença de Lyme: o que é, sintomas e tratamento

São registrados cerca de 30 mil casos da doença anualmente nos Estados Unidos e na Europa

Crédito: Pixabay

Publicidade

A doença de Lyme, popularmente conhecida como doença do carrapato, é uma doença bacteriana transmitida pela picada do parasita. Ela não é muito comum no Brasil, mas muito frequente na Europa e nos Estados Unidos, onde se registram cerca de 30 mil casos por ano. O mais importante é diagnosticar e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Sintomas

Os sintomas da doença de Lyme são muitos e variam de acordo com o estágio da doença. Eles afetam comumente várias áreas do corpo, e apresentam alterações na pele, articulações e sistema nervoso.

Crédito: Pixabay

Primeiros sintomas

Os sintomas primários acontecem dentro do primeiro mês de infecção. Normalmente surge uma protuberância vermelha onde ocorreu a picada. Algumas pessoas apresentam essa protuberância em mais de uma área do corpo. Os primeiros sintomas também incluem dor de cabeça e no corpo, fadiga, calafrios e febre.

Sintomas tardios

Depois de algumas semanas, ou meses, os sintomas da doença do carrapato ainda se manifestam, mas são diferentes dos do início. São eles: dores nas articulações, inchaço, dormência ou fraqueza dos membros, movimentos prejudicados e problemas neurológicos.

Publicidade

Sintomas menos frequentes

Os sintomas acima são considerados os mais frequentes, mas existem outros menos comuns associados à doença. São eles: inflamação do fígado, inflamação nos olhos, batimentos cardíacos irregulares e fadiga severa.

Causas

A doença é transmitida através da picada do carrapato marrom, que é o portador da bactéria Borrelia burgdorferi. Esses carrapatos grudam na pele e sugam o sangue da pessoa, assim transmitindo a bactéria que entra na corrente sanguínea.

Para a transmissão acontecer, o carrapato deve ficar grudado à pele por pelo menos de 36 a 48 horas. Os parasitas menores possuem mais chances de transmitir a doença, pois eles são menos perceptíveis a seu hospedeiro.

Crédito: Pixabay

Tem cura?

A doença de Lyme tem cura se começar a ser tratada no estágio inicial. Sendo tratada desde cedo é difícil que ela evolua trazendo mais complicações. Mas mesmo após o tratamento, alguns casos ainda podem apresentar sintomas específicos, pois algumas pessoas desenvolvem uma resposta autoimune à doença.

Publicidade

Se ela for tratada tardiamente ou não tratada, as complicações na saúde se tornam mais graves, principalmente no coração, articulações e sistema nervoso.

Que médico consultar e quando

O médico deve ser procurado se for picado por um carrapato recentemente, mesmo não apresentando os sintomas. E se apresenta algum dos sintomas, o médico deve ser procurado com urgência. Os especialistas que podem diagnosticar a doença de Lyme são o dermatologista, infectologista, neurologista, reumatologista e também o clínico geral.

qual o tratamento

A principal forma de tratamento é por meio de antibióticos, por via oral ou intravenosa. As doses e o tempo de tratamento variam de acordo com o caso, mas geralmente duram entre 30 e 60 dias. Para obter uma melhor resposta do tratamento, ele deve ser iniciado logo no começo da doença, evitando possíveis complicações futuras.

Publicidade
Sair da versão mobile