A vida moderna é digital. Hoje em dia, muitos estabelecimentos aceitam alguns documentos apenas na versão digital (no seu computador ou celular) ao invés de ter que apresentar papéis impressos. Esses documentos digitais têm a mesma validade dos impressos, quando são emitidos da forma correta. Veja como fazer isso e trazer mais praticidade às burocracias do dia a dia.
Aplicativos para digitalizar documentos
Em alguns casos, dependendo da importância, os estabelecimentos aceitam fotos simples de documentos impressos, quando não é possível entregá-los pessoalmente. Mas, quando é necessário que o documento esteja com alta resolução de imagem, você precisa usar um aplicativo específico para digitalizá-lo.
Para essa função, existem vários aplicativos para celular que ajudam a tornar sua vida mais prática, digitalizando documentos com facilidade, rapidez e alta qualidade. Veja, a seguir, quais são os documentos digitais aceitos como oficiais e quais os aplicativos que você pode baixar no seu smartphone para obter a versão digital desses documentos.
Título de Eleitor
Você pode obter o seu Título de Eleitor digital usando o aplicativo e-Titulo. Para entrar na plataforma, você precisará responder a algumas perguntas pessoais e informar dados como CPF e nome da mãe. Esse aplicativo permite emitir a certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, informa os locais de votação, dados do eleitor, número de inscrição, débitos eleitorais e, se tiver, também pode gerar o boleto para pagar a multa.
Carteira de Trabalho
Você pode usar o aplicativo CTPS Digital para obter a sua Carteira de Trabalho na versão digitalizada. Nesse aplicativo, depois de fazer o cadastro, você consegue ver todas as informações que estão na sua carteira impressa, como os registros trabalhistas, contratos de trabalho e número do PIS/PASEP. Também consegue solicitar a segunda via da carteira física em caso de perda.
RG
A Carteira de Identidade na versão digital está disponível no Distrito Federal (para documentos emitidos a partir de 2018) e no estado de São Paulo (para documentos emitidos a partir de 2019, que tenham QR-Code).
Para quem tem o RG emitido pelo DF, pode usar o aplicativo e-Identidade, por onde é possível baixar a versão digital da Carteira de Identidade, com todas as informações do documento físico. Para quem tem o RG emitido por SP, pode baixar o aplicativo RG Digital SP. Será preciso realizar o reconhecimento facial e criar uma senha de acesso, depois esperar o app processar o pedido.
Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo e CNH
Baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, você consegue obter a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e do Certificado Nacional de Habilitação (CNH). Você pode apresentar esses documentos digitais quando for parado em uma blitz, caso não tenha as versões impressas junto com você. Pelo app também é possível conferir suas multas de trânsito.
Carteira do SUS
Se você já tem a sua carteirinha do SUS, pode baixar o aplicativo Conecte SUS para obter a versão digital desse documento, sem precisar carregar a versão física para todo lado. No aplicativo é possível acompanhar o histórico de saúde do paciente, consultas agendadas, locais de atendimentos do SUS, ver resultado de exames de Covid interligados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e emitir o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19.
CPF
No aplicativo CPF Digital você consegue ver uma cópia do seu CPF e uma cópia da sua CNH. O aplicativo só pode ser usado por quem tem CNH, pois ele utiliza biometria digital para autenticar o cadastro.
Veja também: 8 Aplicativos para idosos: muito úteis e fáceis de mexer
E mais: Como tirar risco da tela do celular: 5 produtos úteis para usar em casa