A partir do mês de julho de 2018, de acordo com o Governo Federal, todos os cidadãos brasileiros terão acesso ao seu Documento Nacional de Identificação, o DNI. Esse documento único reúne certidão de nascimento, título de eleitor e o CPF. A ideia é que um único aplicativo mantenha todos os dados pessoais do indivíduo reunidos.
Atualmente, o DNI se encontra em uma fase de testens. Apenas servidores do Ministério do Planejamento e do Tribunal Superior Eleitoral podem utilizá-lo.
Emissão
As informações dos cidadãos serão reunidas no aplicativo DNI. Ele será disponibilizado para tablets e aparelhos celulares que possuam os sistemas operacionais iOs e Android. Ao iniciar o app, o cidadão fará um pré-cadastro no sistema do Governo Federal. O próprio aplicativo mostrará os locais em que as pessoas poderão marcar um atendimento, para validar seus dados e realizar a biometria.
Meu celular foi roubado. E agora?
O Governo Federal afirma que mesmo que seu celular seja roubado, será impossível que outra pessoa tente assumir sua identidade. Após a criação do DNI, será necessário criar uma senha. Essa senha será imprescindível para abrir seu documento. Um mecanismo de segurança que acompanha o DNI garantirá que o documento só possa ser cadastrado em apenas um aparelho por vez.
Fonte: Governo Federal