Ao primeiro olhar, a jaca parece uma fruta difícil de comer. Ela é bem grande, a casca é rija, mas dentro dela há uma polpa muito versátil que resulta em receitas doces e salgadas. Você pode fazer desde um hambúrguer vegano até o tradicional doce de jaca que tanto se consome nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. Veja algumas receitas deliciosas desse doce que pode ser feito em versão cremosa ou cristalizada.
Veja também: receitas de doce de mamão verde
Receitas de doce de jaca
A origem da jaca é asiática, mas a jaqueira se adaptou muito bem ao clima tropical do Brasil, enriquecendo a culinária de várias regiões. O doce que se faz dessa fruta é um dos derivados mais cobiçados, aprenda a fazer em casa.
1. Em calda
O doce em calda é uma sobremesa deliciosa que pode servir pura ou acompanhando um pudim, sorvete caseiro e outras delícias cremosas. Essa receita é muito simples, só vai precisa da jaca, de açúcar e de suco de limão.
2. Com especiarias
Uma variação da receita anterior é essa, com adição de cravo e canela para dar aquele aroma e sabor inconfundíveis de doce caseiro. Se quiser também pode adicionar anis e outros sabores que já use nas receitas doces.
3. Doce cremoso
Já se você preferir uma versão cremosa para rechear bolos ou colocar sobre uma fatia de pão quentinho, essa é a melhor receita. É feita com os gomos de jaca sem caroço, leite, açúcar, margarina, hortelã, suco de limão e canela.
4. Cristalizado
Essa versão é para servir como sobremesa também. Primeiro se faz um doce bem cremoso, depois deve-se espalhar açúcar em uma forma, colocar colheradas do doce e deixar secar de um dia para o outro. Você escolhe o tamanho que os docinhos terão. Eles ficam sequinhos por fora e macios por dentro.
5. Receita light
Para fazer uma versão menos calórica ou que possa ser consumida por quem tem diabetes, o doce pode ser feito apenas com a jaca e adoçante de forno e fogão. Para uma receita pequena, 30 bagos de jaca é o suficiente. É bem prático, pois é feito na panela de pressão.