No Brasil todo o caju é uma fruta conhecida, embora tenha mais produção na região Nordeste. Pouca gente sabe que a castanha-de-caju é a verdadeira fruta. A polpa suculenta é um pseudofruto, mas é dele que você vai ver as receitas de doce de caju a seguir. Use as castanhas como complemento para agregar ainda mais sabor ao doce.
Como fazer doce de caju: 6 receitas
Tem receitas em que o doce vira uma pasta cremosa para servir com pães, bolos, bolachas ou cobertura de sobremesas. Há outras versões em que o fruto é cozido inteiro para ser comido do mesmo jeito que as frutas em calda. Escolha sua opção preferida e experimente no fim de semana.
1. Em calda
Essa primeira sugestão é com as frutas inteiras e uma deliciosa calda para acompanhar. A receita é muito simples, pois só leva os cajus sem castanha, açúcar, cravo e canela. Depois de limpar a fruta, precisa deixá-los ferverem no açúcar com as especiarias até que forme um caldo espesso. Ótima sobremesa para servir com sorvete.
2. Com caju-ameixa
O caju-ameixa é assim chamado porque ele fica com essa aparência de ameixa seca depois que o doce fica pronto. A receita tradicional é feita no fogão a lenha com 12 horas de cozimento muito lento. Esse é o resultado, mas também tem como fazer no fogão convencional. Esse fica um tipo de doce de corte, pois a fruta continua firme, só que bem macia.
3. Cremoso
Se você quer fazer um doce tipo geleia, só que ainda mais cremoso, essa é a receita ideal. Pode usar para cobertura ou recheio de qualquer tipo de massa, doces e salgadas. Combina até com ravióli. Para fazer só vai precisar de caju, açúcar cristal, suco de limão e, se quiser, especiarias como cravo e canela.
4. Balas de caju
Outra forma de preparar esse doce é para que resulte em balas deliciosas. Os ingredientes são os mesmos, somente açúcar e suco de limão. Depois que as balas estiverem prontas, vai passar uma camada de açúcar cristal em volta delas para ficar ainda melhor. Embale em pacotinhos plásticos e coloque em uma bombonier para servir às visitas.
5. Com queijo coalho
Essa é uma opção bem diferente das anteriores, mas continua sendo bem nordestina. Para preparar vai precisar dos cajus lavados e sem castanhas, também é bom que estejam maduros. Vai precisar do açúcar, queijo coalho, margarina e as especiarias que mais gostar.
6. Rapadura de caju
A rapadura é um doce clássico que pode ter outros ingredientes-base além do caju. É um doce de corte e para fazer vai precisar de caju, açúcar, ácido cítrico, pectina e castanha-de-caju moída. Rende 25 porções.