Você costuma ter problemas para dobrar lençol com elástico? Fica sempre embolado, como se você só tivesse jogado ele todo bagunçado no armário? Saiba que é possível fazer uma dobra bonita e lisa, com apenas alguns passos. Confira e treine em casa até pegar o jeito.
Como dobrar lençol com elástico passo a passo
Confira o passo a passo de como dobrar lençol com elástico e depois acompanhe no vídeo para tirar suas dúvidas:
1. Comece virando o lençol do avesso, no sentido do seu comprimento. Então, leve o dedo indicador no final de cada costura (uma de cada lado). Abra os braços para as laterais, esticando o lençol.
2. Com o lençol aberto, coloque seu indicador de um dos lados em contato com o outro lado, onde está o outro indicador, e sobreponha as duas partes. Assim, uma das mãos ficará livre.
3. Agora, vá levando os dedos pelo elástico para deixar o lençol virado corretamente (do lado direito, pois iniciou do avesso).
4. Faça uma troca de mãos e coloque o dedo indicador de uma mão onde estava o indicador da outra. Agora a outra mão é que vai ficar livre.
5. Alinhe o tecido, com uma mão de cada lado e o elástico virado para você. No sentido do comprimento, com a mão livre, ajeite as outras duas pontas do elástico para que fiquem do mesmo jeito que as duas pontas já arrumadas na outra mão.
6. Dobre novamente uma ponta com a outra, juntando as mãos e sobrepondo as duas partes do lençol.
7. Arrume o elástico para ficar esticado, segurando com as mãos na parte de cima.
8. Coloque o lençol em uma superfície em que possa dobrá-lo, deixando a parte do elástico virada para cima.
9. Dobre a lateral sem elástico por cima da outra lateral com elástico. Vai ficar em formato de um retângulo.
10. Depois só vai precisar fazer uma ou duas dobras ao meio, conforme o tamanho do elástico e está pronto.
Foi muito difícil dobrar lençol com elástico? Se sim, veja abaixo um exemplo:
Como dobrar lençol de cima (virol)
Depois que você conseguiu vencer a missão de dobrar o seu lençol de elástico, vem a parte mais fácil: dobrar o lençol, também chamado de virol, que costuma vir junto nos jogos de cama e é colocado por cima do lençol de elástico. O virol é a peça que vem com uma dobra pronta para dar acabamento na cama arrumada.
Como esse modelo não possui elástico o processo é muito mais simples. Para dobrá-lo você só precisa fazer o seguinte:
1. Pegue o lençol pelas duas pontas mais estreitas (da largura da cama). Estique-o.
2. Depois, dobre-o ao meio para que estas duas pontas alcancem as outras duas pontas do outro lado. Você pode fazer isso com o lençol esticado em cima da cama ou segurando nas mãos.
3. Pegue o lençol dobrado ao meio segurando pelas laterais. As quatro pontas estarão mais distantes de você, enquanto a parte do meio dobrada está nas suas mãos.
4. Agora, faça outra dobra ao meio, mas dessa vez, levando uma mão até a outra, mantendo as pontas lá embaixo. Junte as duas laterais em uma mão, e com a outra mão livre arrume a parte dobrada para ficar lisinha.
5. Em seguida, dobre ao meio outra vez, mas juntando os dois lados que estão nas suas mãos com as duas pontas de baixo.
6. Depois é só finalizar com uma, duas ou três dobras, conforme o tamanho do seu lençol ou do espaço em que ele será guardado.
Esse passo a passo não é a única forma de dobrar o lençol. O resultado será tão bom quanto se você começar dobrando ao meio juntando as pontas de uma mão à outra ao invés de juntar as pontas de cima com as de baixo. Não se preocupe.
Confira no vídeo abaixo o passo a passo, treine com os seus lençóis em casa e determine qual é a maneira mais prática para você: