Maria Homi Kinashi já era aposentada quando faleceu em 2014. Ela atuava como juíza federal no Paraná. Um de seus maiores desejos antes de falecer era que seu patrimônio fosse utilizado para boas causas.
Comprometida com o desejo da irmã, Elizabeth Tae Kinashi, que também é juíza aposentada, conversou com os demais irmãos para que o dinheiro deixado por Maria não fosse dividido entre eles, mas sim, que servisse para ajudar hospitais em necessidade. E assim o fez.
Elizabeth acompanhou cada momento das obras
Em agosto de 2016 foram iniciadas as obras para a construção de uma UTI neonatal no Hospital Evangélico de Curitiba, que estava passando por uma grande crise depois de acusações de assassinato na antiga UTI entre 2011 e 2013.
A doação feita por Elizabeth em nome da irmã Maria foi de R$530 mil e serviu para construir uma UTI completamente nova e com o dobro de leitos da antiga, que tinha 20, mas apenas 16 em funcionamento.
Elizabeth disse em entrevista que nunca teve a intenção de aparecer como doadora do dinheiro, em primeiro lugar porque esta é uma obra de sua irmã, e em segundo lugar, porque o objetivo é ajudar as pessoas que dependem do SUS em Curitiba e região.
Maria sempre foi uma grande inspiração para Elizabeth, que acabou seguindo seus passos na profissão, mas atuando em outro Estado. Elas sempre foram muito unidas e Elizabeth fez questão de atender o grande desejo da irmã, acompanhando as obras de perto, desde o início até a finalização, em janeiro deste ano.
Parte do dinheiro também foi doada ao Hospital das Clínicas de Curitiba e agora o legado de Maria está cumprido, graças ao comprometimento de sua irmã Elizabeth. Que muitas famílias possam ser atendidas com mais qualidade e agilidade na nova UTI neonatal do Hospital Evangélico de Curitiba.