Menu

Dividir apartamento: vantagens e desvantagens

Dividir apartamento pode ser maravilhoso ou um desafio enorme se você não tiver perfil para isso

Crédito: Freepik

Publicidade

Dividir apartamento com alguém é uma forma de reduzir gastos mensais e também de ter uma companhia. Mas, esse é um estilo de vida que não funciona para todo mundo. Antes de decidir dividir apartamento com outra pessoa é necessário saber se a sua personalidade é capaz de aceitar as diferenças e conviver em paz.

Vantagens de dividir apartamento

Tudo na vida tem dois lados, inclusive a ideia de morar com uma ou mais pessoas que não sejam o seu marido ou esposa e filhos.

Dividir apartamento é muito comum entre jovens que estão dando os primeiros passos para a independência e ainda não têm condições de arcar com todas as despesas. Mas, qualquer pessoa que se encaixe nessa necessidade pode aproveitar as vantagens:

Redução de gastos

Já mencionada, a redução de gastos mensais é a primeira vantagem de aceitar morar com outra pessoa dividindo as despesas. Tem aluguel, conta de água, energia, internet, gás e outros custos que reduzem, no mínimo, pela metade quando tem mais pessoas pagando.

Publicidade

Para que isso funcione e você consiga arcar com as despesas, primeiro precisa calcular quanto você pode gastar com as despesas básicas mensais e depois ir atrás de um apartamento com uma ou mais pessoas para dividir.

Ter companhia

Para quem não gosta de morar sozinho porque sente solidão, aqui está mais uma vantagem de dividir apartamento. Nesse caso, todas as pessoas da casa devem ter essa característica de socializar com facilidade e gostar de compartilhar as coisas, já que isso vai acabar acontecendo. Como recompensa, ter uma companhia em casa para não se sentir solitário é o que vai deixar seus dias mais tranquilos e alegres.

Desvantagens de dividir apartamento

Toda decisão acertada é precedida por uma avaliação dos altos e baixos. Então, agora veja os pontos de desvantagem que você não pode ignorar quando estiver refletindo sobre a decisão de dividir apartamento:

Menos privacidade

Só existe uma situação em que você pode viver com total privacidade: morando sozinho. Do contrário, esse benefício será reduzido para o seu quarto, já que os demais ambientes da casa serão compartilhados com os outros moradores. Então, pense bem sobre isso antes de ir para uma residência onde não poderá ficar 100% à vontade.

Publicidade

Divisão de tarefas

Esse deveria ser um ponto positivo, mas é um dos principais motivos de conflito entre as pessoas que compartilham moradia.

É bem importante você conhecer a personalidade, os gostos, necessidades e hábitos da pessoa (ou das pessoas) com quem vai dividir apartamento.

Só assim você conseguirá ter ideia de como será a convivência entre vocês, se a pessoa é organizada e responsável para assumir tarefas de limpeza, organização e pagamento de contas, sem atrasos e sem deixar tudo nas suas costas.

Publicidade

Falta de afinidade

Esse tópico é parecido com o anterior, mas envolve outros detalhes da intimidade que surge ao conviver com outra pessoa. Mais uma vez, procure conhecer a pessoa com quem vai morar antes de fazer a sua mudança.

Se, numa conversa de algumas horas, você notar que não tem qualquer ou muitas afinidades com a pessoa, talvez seja uma má ideia morar com ela. A afinidade não precisa ser total, mas o suficiente para permitir uma convivência pacífica, um aceitando as diferenças do outro.

Aproveite e veja: Coliving: a tendência de viver de forma compartilhada

Publicidade

Dicas úteis para ter sucesso ao dividir apartamento

Além das vantagens e desvantagens listadas acima, temos mais algumas dicas para você considerar antes de se mudar para uma residência com pessoas novas, que não conhece bem.

Pesquise sobre a pessoa

Não precisa fazer uma investigação e invadir a privacidade da pessoa. Dê uma olhada nas redes sociais e pesquise pelo nome na internet, só para ter certeza de que vai dividir apartamento com alguém honesto, de bom caráter e sem antecedentes criminais, pois nunca se sabe.

Pesquise muitas opções de imóveis

Não se limite a poucas opções de imóveis para compartilhar. Quanto mais pesquisar, melhores as chances de encontrar as pessoas e o apartamento ideais (ou quase). Você também pode usar suas redes sociais para anunciar que está em busca de alguém para dividir apartamento e avaliar as propostas que receber.

Publicidade

Encontre-se pessoalmente antes de aceitar a proposta

Mesmo depois de ter pesquisado sobre seus “pretendentes”, é importante conhecer pessoalmente aqueles que se encaixam no perfil que você procura. Marque um encontro em um local público para uma conversa e lembre-se de observar pontos importantes, como o comportamento da pessoa, suas ideias e o que ela acha importante ter e fazer para dividir casa com alguém.

Prepare-se para compartilhar sua vida

Não julgue os outros, pois você também tem defeitos e particularidades que podem tornar mais difícil a convivência. Então, se precisa ou quer dividir apartamento, prepare-se para abrir mão de certas coisas e melhorar alguns hábitos:

  • Seja uma pessoa organizada, ao menos fora do seu espaço privado (quarto/cama);
  • Esteja pronto para assumir e cumprir com parte das tarefas domésticas;
  • Aprenda a ver as coisas com empatia, pela perspectiva dos outros, não apenas pela sua;
  • Jamais invada a privacidade alheia, nem se meta no que não é da sua conta;
  • Cumpra com o que vocês combinarem sobre as regras de boa convivência;
  • Se você é uma pessoa procrastinadora, não deixe que esse hábito atrapalhe a rotina da outra pessoa;
  • Aprenda a dialogar sobre tudo para evitar brigas.

Veja também: objetos pessoais que você não deve compartilhar com ninguém

Publicidade
Sair da versão mobile