O DIU de cobre é um entre muitos métodos contraceptivos usados pelas mulheres. Ele é do tipo que não contém hormônios, então é recomendado para as mulheres que não se adaptam bem aos métodos hormonais. Saiba agora como ele funciona no corpo, vantagens, desvantagens, como ele é colocado e quanto tempo dura no organismo.
Veja também: métodos contraceptivos naturais
Como funciona?
O DIU de cobre é um Dispositivo Intra Uterino que tem o formato de um T com tamanho semelhante ao de um dedo. Ele é intra uterino porque é colocado no útero da mulher através da vagina e lá vai ficar cumprindo com sua função por um período que varia de 5 a 10 anos.
Como ele não contém hormônios, funciona de forma diferente. A haste do DIU é revestida por uma camada do mineral cobre. Esse mineral é liberado dentro do útero em quantidades mínimas por dia, tornando o ambiente infértil para os espermatozoides, mas sem causar danos à saúde da mulher.
Vantagens e desvantagens
Mesmo parecendo a solução perfeita para quem não quer tomar hormônios ou ficar lembrando do anticoncepcional todos os dias, ele tem também suas desvantagens. Por isso é importante ter uma boa conversa com o ginecologista antes de aderir a essa opção.
Vantagens
- Não contém hormônios;
- Fica por anos no organismo sem incomodar;
- Não precisa lembrar de tomar anticoncepcional todos os dias;
- Custa pouco;
- Nenhum medicamento interfere na sua eficácia;
- Retomada imediata da fertilidade após remover o DIU.
Desvantagens
- Aumento do fluxo menstrual e dos sintomas da TPM;
- Não previne contra Doenças Sexualmente Transmissíveis;
- Meninas com menos de 14 anos ou virgens não podem usar;
- Risco de movimentação interna do dispositivo.
DIU de cobre engorda?
Geralmente são os métodos hormonais que fazem algumas mulheres engordarem com mais facilidade, mesmo que a culpa não seja do anticoncepcional, e sim, das alterações hormonais que ocorrem no corpo e da predisposição de cada pessoa ao ganho de peso. Como esse DIU não tem hormônios, ele não interfere no peso.
Veja também: vantagens e desvantagens do DIU Mirena
Qual o preço?
Existe uma variação de preço conforme a farmácia que for comprar, mas, de modo geral, custa na média de R$ 70 a R$ 100. Pode parecer caro, mas lembre-se que é um investimento que vai durar, no mínimo, 5 anos.
Como é colocado?
A colocação é feita pelo ginecologista, no consultório mesmo. O médico sabe exatamente em que parte do útero o DIU deve ficar encaixado e precisa de um local apropriado para fazer esse procedimento, utilizando suas ferramentas de trabalho e boa iluminação, por isso não é possível e nem seguro fazer por conta própria.
A colocação é bem rápida, como um exame papa-nicolau normal, depois a mulher já sai do consultório para fazer suas atividades normais.
Algumas podem sentir certo desconforto nos primeiros dias, o que é normal na fase de adaptação. Mas se sentir um desconforto que achar estranho ou perceber algum sangramento que não deveria acontecer, volte ao ginecologista para que ele veja o que pode ser.
Confira os detalhes da colocação do DIU assistindo ao vídeo: