Menu

Distensão abdominal: o que é e como evitar a barriga estufada

Estar com a barriga inchada é muito desconfortável. Veja quais são as possíveis causas

Crédito: Freepik

Publicidade

Você sente a sua barriga inchada diariamente e não tem ideia do que pode estar causando esse inchaço? Pode ser que esteja com distensão abdominal e os motivos são muitos. É importante saber observar a sua rotina, alimentação, estresse e outros sintomas que possam dar pistas sobre a causa do problema.

Veja também: tipos de dores que podem ser perigosas

O que é distensão abdominal?

Estar com a barriga constantemente inchada não é normal. Esse inchaço é bem diferente do acúmulo de gordura. Na distensão abdominal a pessoa sente que o inchaço é incômodo, pois de fato existe um peso extra no seu estômago ou intestino que está causando o volume da barriga. Para se livrar dela, vale a pena consultar um médico e descobrir a verdadeira causa.

Principais causas da distensão abdominal

Crédito: Freepik

Muitas vezes, a distensão abdominal pode ser resolvida com algumas mudanças no estilo de vida. Outras vezes, se trata mesmo de uma doença que necessita de tratamento para que a distensão desapareça. Veja quais são as causas mais comuns:

Intestino preso

Mesmo sem ter qualquer doença intestinal, pode acontecer de você ficar alguns dias sem conseguir evacuar. Esse problema ocorre por conta de um alto nível de estresse, por estar com a rotina de sono desregulada ou ter mudado a alimentação. Então, é o acúmulo de fezes no intestino que vai causar a distensão abdominal.

Publicidade

Gases

Há quem não esteja com o intestino preso, mas mesmo assim esteja acumulando uma quantidade maior de gases ao longo do dia. Logo, a sensação de barriga inchada vai estar presente, e o inchaço em si também, com grande volume. Os gases podem ser formados em maior quantidade por determinados tipos de alimentos, bebidas gaseificadas, medicamentos ou mesmo por ficar prendendo-os o dia inteiro, o que é errado e faz mal.

Doenças de causa alimentar

Existem muitas doenças de causa alimentar que podem causar a distensão abdominal, como por exemplo os distúrbios alimentares do tipo compulsão e bulimia, em que a pessoa come uma grande quantidade de comida de uma só vez para depois vomitar. Também pode ser o caso de uma intolerância alimentar, como ao glúten ou à lactose, que têm o inchaço abdominal como um dos principais sintomas.

Doenças intestinais

Assim como o intestino causa inchaço abdominal quando está com excesso de gases ou fezes, ele também vai inchar quando estiver doente. As doenças são variadas, desde uma infecção por bactérias ou vírus até uma síndrome ou tumor.

Tem remédio para distensão abdominal?

Como as causas variam muito, os remédios para distensão abdominal devem ser prescritos pelo médico, depois de diagnosticar o problema. Isso porque não vai adiantar nada tomar remédio para gases ou laxante se estiver com uma infecção ou inflamação interna, pois só vai piorar os sintomas. Mas, no caso de o problema ser mesmo por gases ou constipação, existem algumas soluções:

Publicidade

Evitar alimentos que causam gases

Determinados alimentos causam mais gases do que outros, então você pode fazer o teste eliminando-os na sua rotina por alguns dias. Se você estiver fazendo uma dieta especial, fale com seu médico para ajudar nessas alterações alimentares. Os alimentos a evitar são:

  • Gordurosos (frituras, gordura de carne);
  • Repolho;
  • Brócolis;
  • Lentilha;
  • Feijão;
  • Queijos amarelos;
  • Nabos;
  • Adoçantes;
  • Ovos;
  • Batata;
  • Milho;
  • Bebidas gaseificadas.

Chás naturais

Existem alguns ótimos chás para eliminar gases que você pode experimentar caso ache que o seu inchaço abdominal esteja sendo causado por excesso de gases. Assim, evita ficar domando medicamentos e colocando mais toxinas no organismo. Esses chás são de genciana, folhas de abacateiro, cardamomo, manjericão, hortelã e erva-doce, por exemplo.

Praticar atividade física

Se você estiver cuidando da alimentação e se sentindo bem de modo geral, apenas com a barriga inchada, praticar uma boa caminhada, pedalada ou corrida pode ajudar muito. Enquanto o seu corpo está em movimento, vai fazer o sistema digestivo trabalhar, estimulando a eliminação dos gases e a vontade de evacuar. Lembre-se de beber água antes, durante e depois do exercício.

Publicidade

Remédios naturais

Existem também alguns remédios naturais que são vendidos na farmácia e que servem para ajudar a limpar o intestino. Se você já está há dias sem conseguir ir ao banheiro, ou se sente a barriga cheia de gases e não consegue eliminá-los, pode tomar um desses remédios, sempre seguindo as orientações da bula:

Quando se preocupar com a distensão abdominal?

A distensão abdominal é preocupante quando percebe outros sintomas ao mesmo tempo, como diarreia, sangue nas fezes, dor abdominal persistente, cólicas, perda de peso, náuseas e vômitos, azia e falta de apetite. Se tiver com um desses sintomas além do inchaço na barriga já é motivo suficiente para buscar ajuda médica e conseguir tratar o problema antes que se agrave.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados é importante levar um estilo de vida saudável.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile