O quarto que você quer mobiliar é muito pequeno ou muito grande? Tem cantos fora do padrão, as portas e janelas estão em posições esquisitas nas paredes?
Às vezes, mobiliar um quarto é um grande desafio. Mas, fica mais fácil quando você observa bem o ambiente e imagina tudo no lugar antes de partir para a prática.
Tenha em mente que não existe uma regra para onde deve ficar a cama, o guarda-roupa, a cômoda e afins, pois existem milhares de desenhos de quartos. Alguns simplesmente não permitem seguir os padrões.
Então, veja essas dicas principais para conseguir se planejar melhor antes de começar a montar o quarto.
Funcionalidade e bom senso
Na hora de mobiliar um quarto, o primeiro ponto a levar em conta é a funcionalidade. Isso quer dizer que o ambiente deve ter a mobília necessária para uso diário e, ao mesmo tempo, ter espaço para circulação sem ficar esbarrando em nada.
Para conseguir esse resultado é preciso ter bom senso. Quanto menor o quarto, menos móveis ele deve ter, ou então deve escolher móveis feitos sob medida para o melhor aproveitamento das paredes e da área embaixo da cama.
Quando a situação é oposta, com um quarto muito grande, o bom senso continua valendo. Não é porque o quarto é grande que precisa ficar lotado de móveis e objetos, ou se perderá o conforto e a funcionalidade.
Não bloqueie as janelas
Não importa quantas janelas tenha o quarto. Nunca bloqueie a passagem de luz e ventilação natural com móveis. As janelas são essenciais para que o quarto esteja sempre arejado e iluminado, evitando a umidade.
Se você tem uma cômoda mais baixa ou uma escrivaninha, são esses móveis que devem ser dispostos embaixo da janela, encaixando perfeitamente no ambiente sem bloquear a entrada e saída de ar e a luz natural. Nesse caso, opte por cortinas curtas, com a barra rente à esquadria da janela, para poder abri-las com facilidade.
Não bloqueie portas e gavetas
Lembre-se que você vai precisar abrir todas as portas e gavetas dos seus móveis. Então, não pode colocá-los muito próximos, de modo a impedir que alguma porta ou gaveta seja aberta por completo.
Se não tiver opção, prefira bloquear o acesso às portas e gavetas que irão servir para guardar coisas que você quase não usa, e não para as coisas do dia a dia, ou você vai se incomodar. Na verdade, se existe essa falta de espaço, o ideal é que retire alguns móveis do quarto, deixando apenas os imprescindíveis, e que caibam com folga.
Aproveite uma das paredes sem janela para os armários
Quando o quarto é muito pequeno, menos é mais. Só que, se você precisa guardar muitas coisas, precisa de móveis que sejam mais altos do que compridos e profundos. Então, invista em aproveitar as paredes e a parte embaixo da cama, onde cabem gaveteiros.
Como o quarto é pequeno, prefira que os armários altos sejam de cores claras e que não fiquem tão perto da janela para evitar que o ambiente fique escuro.
Se quiser instalar prateleiras, também é uma boa, mais econômico e arejado. Apenas tenha o cuidado de não enchê-las de objetos variados que vão causar poluição visual.
Aproveite a outra parede sem janelas para a cama
A escolha da parede em que você vai encostar sua cabeceira vai depender do tamanho da cama. O melhor é que uma cama de casal tenha uma parede grande para ficar bem no centro. Já a cama de solteiro pode ficar encostada com a lateral em uma parede e a cabeceira na outra.
Outra dica é que, se o quarto for pequeno, evite deixar os pés da cama virados para a porta de entrada. Prefira que a lateral da cama fique voltada para a porta de entrada, pois é melhor para andar pelo quarto e dá a sensação de que ele é maior.
Evite também, se possível, colocar a cabeceira da cama embaixo da janela, principalmente se tiver cortina de tecido. Se não tiver opção e a cama precisar ficar embaixo da janela, prefira instalar uma persiana que fique só na altura da janela. Quando a cortina fica por trás da cabeceira, o visual do ambiente fica apertado e desorganizado.