Menu

5 Dicas para diminuir queda de pelo de animais

Seu cão ou gato está deixando a casa e suas roupas cobertas de pelos, mais do que o normal? Veja o que fazer

Crédito: Freepik

Publicidade

Muitas raças de cães e gatos têm a características de soltar muito pelos, sejam longos ou curtos. Se o seu cão está saudável e mesmo assim solta pelo em excesso, é bom rever os cuidados que você está tendo com ele. Assim, poderá acabar com o problema de estar com a casa e suas roupas sempre cheias de pelos. Veja o que pode fazer.

1. Escove o animal com frequência

Cães e gatos costumam adorar uma boa escovação no corpo, que serve como uma massagem. Aproveite essa vantagem e escove seu pet uma vez ao dia para remover os pelos que já estão soltos, mas vão caindo aos poucos. Dessa forma, você tira quase tudo de uma só vez e evita excesso de pelos no ambiente.

2. Cuidado com a quantidade de banhos

Essa dica é principalmente para os cães, já que os gatos quase nunca precisam tomar banho. Dar banho no cachorro é ótimo para mantê-lo limpo e cheiroso, e também para retirar os pelos que já estão soltos.

Mas, o banho em excesso é prejudicial para a pele do animal, podendo levar ao efeito contrário: ele terá queda de pelos por problema de pele, seja por ressecamento ou por umidade que gera fungos.

Publicidade

3. Previna parasitas externos

Pulgas e carrapatos podem levar à queda excessiva de pelos, já que prejudicam a circulação sanguínea e a absorção de nutrientes do animal. Então, mantenha seu pet sempre protegido com antiparasitários.

4. Ofereça uma alimentação adequada

O tipo de ração e outros alimentos que você oferece ao seu animal também fazem diferença sobre a queda de pelos. Quando o alimento não supre as necessidades nutricionais do animal, a queda excessiva de pelos pode surgir como um sintoma. Procure oferecer ao seu pet uma alimentação de boa qualidade, na quantidade que ele precisa, e também oferecer bastante água, pois a desidratação leva à queda de pelos.

Veja também: Quanta ração um cachorro deve comer por dia?

5. Leve ao veterinário

Se mesmo tomando todos os cuidados acima, seu pet continuar soltando pelo em excesso, fora do normal até mesmo para a raça dele, talvez o problema precise ser investigado. Vale a pena levar seu cão ou gato ao veterinário para fazer uns exames e se certificar de como está a saúde dele. Você pode pensar que ele está saudável por não apresentar sintomas, mas é sempre bom ter certeza.

Publicidade
Sair da versão mobile