O padrão de conexão entre os neurônios no cérebro de homens e mulheres é diferente. A inteligência em potencial é a mesma para ambos os gêneros, mas cada um tem suas habilidades.
No caso do cérebro das mulheres, existem mais conexões entre os dois lados do cerebelo (onde se desenvolve a coordenação motora, funções cognitivas, emocionais, comportamentais, afetivas, sociais e linguísticas) e menos conexões dentro de cada hemisfério cerebelar. No homens é o inverso. Ambos possuem essas habilidades, mas sua forma de conectá-las é diferente.
É por isso que, de modo geral, os homens têm maior habilidade em atividades de lógica, mecânica, localização espacial, matemática e coordenação motora robusta, enquanto as mulheres desenvolvem melhor a coordenação motora fina, a linguagem, a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e a sensibilidade e percepção emocional.
Outra diferença é que as mulheres possuem o hipocampo maior, e essa área é responsável por regular a motivação, a memória e o aprendizado. Por outro lado, os homens possuem a amígdala de maior tamanho, e essa é a área cerebral que lida com a agressividade e as emoções. Isso explica porque mulheres são mais emocionais e homens são mais racionais.
As diferenças não são um padrão
Essas mudanças começam quando o feto ainda está se formando dentro do útero, sem qualquer interferência do meio externo. Portanto, essas diferenças existem, mas se formam com proporções bem específicas em cada pessoa. Então, não se pode julgar nem limitar homens e mulheres com base nisso.
Há mulheres que desenvolvem naturalmente habilidades consideradas masculinas e vice-versa. E quando essas habilidades não são muito desenvolvidas, uma boa rotina de treinos e prática é o bastante para desenvolvê-las.
É importante saber que existem diferenças entre o cérebro de homens e mulheres – e são mais complexas do que essas mencionadas. Mas, esse fato deve servir para ajudar a compreender as diferenças, e não para impedir que homens e mulheres se desenvolvam nas habilidades que desejarem ao longo da vida. Todos podem ser o que quiserem ser!