Na hora de fazer seu bolo, percebeu que acabou o óleo e pensou em usar manteiga derretida no lugar? Se você fez o teste, deve ter visto que dá certo. Mas, mesmo assim, existem diferenças no resultado da massa feita com óleo e feita com manteiga. Veja quando é recomendado usar cada ingrediente.
Bolo de geladeira
Quando a ideia for fazer um bolo gelado ou apenas deixá-lo guardado na geladeira, é melhor usar o óleo. Isso porque a manteiga vai endurecer a massa, mesmo estando bem misturada à ela. Seu bolo vai ficar mais ressecado, e se não quiser isso, use o óleo na receita.
Bolo para rechear
Já se a intenção for fazer uma massa para cortar e rechear, é melhor usar a manteiga, que vai deixá-la mais firme. As massas feitas com óleo costumam ser mais maleáveis e quebram com facilidade.
No caso de fazer um bolo recheado com massa que leva manteiga e quiser levar à geladeira, a dica é umedecer a massa com algum líquido, seja água, leite ou sumo de fruta, antes de colocar o recheio, com a massa já cortada em partes. Não precisa encharcar, mas umedeça bem para ajudar a manter a massa molhadinha.
Outra dica nesse caso é usar uma cobertura, como ganache ou claras quentes, que vai criar uma proteção extra na massa, ajudando a mantê-la mais úmida na geladeira, apesar da manteiga. Se o bolo tiver uma cobertura de pasta americana, ele não deve ir à geladeira.
Então, basicamente são essas as diferenças entre usar óleo ou manteiga derretida na sua massa de bolo. Os dois ingredientes dão certo, e atuam melhor ainda quando você segue essas dicas.
Veja também: Por que o bolo fica solado?