Mesmo quem não pretende deixar de comer carne algum dia, pode aprender a diferença entre vegano e vegetariano porque conhecimento e respeito pelos outros nunca são demais.
Conhecer, ao menos um pouco, sobre esse estilo de vida que tem por base a proteção dos animais é uma oportunidade de ter mais empatia pelas escolhas alheias.
Além disso, você pode se surpreender ao descobrir que veganos e vegetarianos comem uma enorme variedade de alimentos deliciosos.
Diferença entre vegano e vegetariano
A grande diferença entre vegano e vegetariano é que o vegano não come nem usa nada que seja de origem animal.
Essa escolha vai além da alimentação: o vegano não usa, por exemplo, tecidos de couro natural porque é feito do couro de animais, nem usa peças de seda porque esse tecido é feito pelo bicho-da-seda.
Também não come mel porque é feito pelas abelhas, nem gelatina porque é feita de cartilagem animal, nem usam qualquer produto que tenha sido testado em animais, pois os veganos se recusam a financiar o sofrimento animal de qualquer tipo.
Como fazer iogurte vegano: 5 receitas para experimentar
Já no caso das pessoas vegetarianas, existem outras classificações, como os ovo-vegetarianos, que não comem nada de origem animal, exceto ovos; e os lacto-vegetarianos, que não comem nada de origem animal, exceto leite e seus derivados.
Há também os ovo-lacto-vegetarianos que, embora não comam carne, continuam comendo ovos e alimentos derivados do leite.
Strogonoff vegetariano: 8 receitas cheias de sabor
Essas escolhas são bem particulares, pois algumas pessoas preferem fazer uma transição gradual para o veganismo, passando primeiro pelas fases do vegetarianismo. Outras continuam comendo leite e ovos por uma questão de saúde, porque precisam.
Enfim, esta é a principal diferença entre vegano e vegetariano: um não consome nada de origem animal e o outro não come carne, mas pode consumir outros alimentos e produtos que tenham origem animal.
Veja também: Alimentos substitutos da carne que são ricos em proteína