Saber identificar as expressões faciais das pessoas é interessante para conseguir entender o que elas estão realmente sentindo. Claro, essa não é uma ciência exata, pois os seres humanos podem ser imprevisíveis.
Mas mesmo assim existem técnicas que ajudam a perceber, por exemplo, se uma pessoa está lhe oferecendo um sorriso falso ou verdadeiro, apenas ao observar os movimentos da face. E isso vale para praticamente todo mundo.
Sorriso falso ou verdadeiro: como identificar?
Quem ensina sobre as técnicas para identificar comportamentos e sentimentos nas pessoas através das expressões faciais é o Vitor Santos, do canal Metaforando, que é perito certificado em FACS pelo PEG-USA, único instituto no mundo, autorizado à certificação científica em Codificação Facial pelo sistema FACS.
De acordo com Vitor, é possível saber quando um sorriso é verdadeiro ou falso ao observar atentamente as microexpressões faciais de uma pessoa. Você vai precisar treinar bastante para conseguir identificar sorrisos rapidamente, mas já pode aprender agora como fazer isso.
O sorriso
Para diferenciar um sorriso verdadeiro de um falso, primeiro você precisa saber o que é um sorriso. Como explica Vitor, de forma técnica, um sorriso é uma expressão facial caracterizada pela elevação dos cantos dos lábios e o esticamento da linha da boca.
Essa é a expressão que as pessoas fazem para expressar alegria, contentamento e felicidade. Mas, você bem sabe que não é apenas para expressar essas emoções que as pessoas sorriem. Um sorriso pode ser usado como uma “máscara social” para fingir que está positivo, mas na verdade está sentido o contrário, só que não pode demonstrar. Ou seja, para ser falso.
Diferenças principais entre sorriso verdadeiro e falso
Somente uma pessoa muito bem treinada para expressar um sorriso verdadeiro de forma técnica, consegue enganar quando está sendo falsa ao sorrir. Esse é o caso dos atores, por exemplo. Isso porque esses dois tipos de sorriso se apresentam de formas diferentes nas pessoas não treinadas, e é inconsciente. Veja as diferenças:
Ausência de contração do músculo dos olhos
O músculo que fica ao redor dos olhos se chama orbicularis orculi. Quando uma pessoa está fazendo um sorriso falso, esse músculo não se contrai. Esse músculo é contraído de forma irracional, não tem como forçar o movimento. Então, se uma pessoa sorrir para você, e a pele ao redor dos olhos dela não formar rugas, provavelmente é falso.
Tempo exagerado
Você sabia que uma expressão de emoção dura em torno de 4 a 5 segundos? Sabendo disso, se você notar que o sorriso de uma pessoa para você for muito longo, ultrapassando esses segundos, é bem possível que seja falso.
Sorriso brusco
Um sorriso verdadeiro é gradual. Embora seja um movimento muito rápido, é possível perceber que o sorriso verdadeiro vai se abrindo, chega ao ápice e vai se fechando, tudo isso em até 5 segundos. Depois, a pessoa volta para uma expressão neutra ou muda para uma nova expressão.
Então, se você notar um sorriso brusco, que se estica ao máximo de uma só vez e fica mais de 5 segundos nessa mesma posição, ou volta à seriedade sem ser gradual, provavelmente é falso.
Ausência de simetria
Quando um sorriso é verdadeiro, ele é ativado de forma simétrica no rosto, pois não depende da sua intenção de sorrir, mas sim, é uma emoção involuntária. Ou seja, os movimentos dos músculos serão iguais dos dois lados do rosto, e vão ocorrer ao mesmo tempo. Aquele sorrisinho torto, por exemplo, é falso ou debochado.
Agora que você já conhece um pouquinho sobre como diferenciar sorrisos falsos de verdadeiros, comece a observar melhor as pessoas ao seu redor e a identificar quando elas estão sendo sinceras.