Menu

Diferença entre progressiva, selagem e botox capilar

Tome cuidado antes de aceitar fazer esses procedimentos, pois somente a progressiva serve para alisar os fios

Crédito: Freepik

Publicidade

Na hora de escolher procedimentos para alisar o cabelo, é importante conhecer as diferenças entre as principais opções. Assim, evita a frustração de ter um resultado diferente do que estava esperando. Por exemplo, você sabe qual é a diferença entre entre progressiva, selagem e botox capilar?

Diferença geral entre os procedimentos

De forma resumida, em todos os três procedimentos você vai sair do salão com o cabelo lisinho, escovado e pranchado. Mas somente a progressiva vai manter o cabelo liso por mais algumas lavagens. Se fizer apenas uma selagem ou um botox capilar, quando lavar o efeito liso vai embora, pois são apenas tratamentos para melhorar a saúde dos fios, e não alisamentos. Agora, saiba um pouco mais sobre cada uma das técnicas.

Escova progressiva

A escova progressiva é um procedimento indicado para pessoas com cabelos ondulados e cacheados que desejam mudar a estrutura interna do fio para que ele fique liso durante alguns meses.

Existem progressivas que duram 1 mês, 1 mês e meio, e outras mais fortes que demoram mais para sair, acompanhando o crescimento da raiz. A escolha vai depender das condições de saúde do seu cabelo, que deve estar saudável e forte para receber uma química como essa.

Publicidade

O nome do tratamento é “progressiva”, pois a cada retoque a estrutura do fio vai ficando mais e mais lisa. Apesar disso, sempre vai voltar ao normal depois de algum tempo, pois o seu DNA de cabelo ondulado ou cacheado vai permanecer o mesmo.

Além disso, é preciso ter cuidado com o excesso de progressivas em sequência, pois essa química também pode prejudicar os fios. É importante manter um cronograma capilar com tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução para evitar que os fios fiquem muito finos e quebradiços.

Selagem térmica

Quem não quer adicionar uma química que altera a fibra capilar, mas quer que os fios fiquem mais fortes, encorpados, hidratados e saudáveis, pode fazer a selagem térmica. Esse tratamento não vai deixar o cabelo mais liso, exceto ao sair do salão, pois será usado secador e chapinha. Mas, ao lavar, a estrutura volta ao original.

A função da selagem é repor queratina nos fios, que é o componente natural presente em maior proporção no cabelo, mas que vai se perdendo com os danos do dia a dia e maus hábitos de vida, como uma alimentação deficiente.

Publicidade

A selagem não vai reduzir o volume e nem alisar os fios. Se o cabeleireiro prometer esse resultado é porque ele está planejando misturar produto de progressiva na selagem. Tenha atenção!

Botox capilar

O botox capilar é um tratamento que também serve para fornecer mais saúde aos fios sem alisá-los, só que é feito em mais etapas do que a selagem térmica. O botox também usa queratina e precisa usar secador e chapinha para selar os fios no final do procedimento. Esse tratamento não vai reduzir volume nem alisar os fios.

No botox você vai receber um combo de hidratação e nutrição nos fios, preenchendo-os com mais saúde, por isso o nome de botox. O cabelo vai ficar mais sedoso, maleável e resistente, pois o tratamento cria uma camada protetora nos fios, ajudando a reduzir o frizz e deixando o cabelo mais fácil de lidar.

Publicidade

Saiba mais sobre o botox capilar e como fazer.

Sair da versão mobile