Normalmente, quando falamos que vamos tomar um chá, estamos nos referindo simplesmente à mistura de uma ou mais ervas com água quente, não é verdade?! Acontece que esta denominação está errada.
O nome “chá” se popularizou, mas na verdade, deveríamos chamar quase todas as misturas de ervas e folhas com água de infusão: exceto uma. Então, entenda qual é a diferença entre chá e infusão e que planta é o verdadeiro chá.
Qual é a diferença entre chá e infusão?
A diferença é que o chá é o nome dado a uma planta em específico. A infusão é a forma de preparo de qualquer mistura de folhas ou ervas com água quente, gerando uma infusão entre a água e as propriedades da planta.
Neste caso, podemos considerar que até mesmo o café é uma infusão, pois seus grãos torrados fundem-se à água, liberando propriedades. Da mesma forma, o chimarrão, que é a mistura da erva com a água.
Vale ressaltar que todas estas bebidas devem ser preparadas sem deixar que a água entre em ebulição, inclusive o café, você sabia?! As temperaturas ideais variam conforme o tipo da planta, podendo chegar quase a ferver, mas deve-se apagar o fogo antes da água atingir os 100 graus.
Qual planta é o verdadeiro chá?
Existe uma única planta que é realmente um chá: a Camellia sinensis, de origem chinesa. É a partir desta planta que obtém-se o chá branco, o chá verde, o chá preto e o chá oolong. Cada uma dessas qualidades é obtida por meio de um processo diferente.
- Chá branco: é obtido após a secagem das folhas da Camellia sinensis;
- Chá verde: é obtido após uma leve oxidação das folhas;
- Chá preto: é obtido após uma oxidação mais forte das folhas;
- Chá oolong: é obtido após uma leve fermentação das folhas.
A partir destes 4 principais tipos de chás da Camellia sinensis podem-se obter outras variações, também denominadas chá. Para saber se está tomando um verdadeiro chá, observe se a origem da erva é a Camellia.
Esta planta e os seus chás derivados contêm cafeína, diferente das demais plantas também utilizadas para fazer infusão. Esta é uma diferença crucial que faz a Camellia sinensis ser a única considerada chá.
Curiosidades sobre o chá
A Camellia sinensis começou a ser divulgada como chá por volta 2.737 a.C., num dia em que o imperador chinês na época, Shen Nung, acabou provando-a sem querer, quando algumas folhas de um arbusto caíram dentro de sua xícara de água quente e ele adorou o sabor e o aroma.
Com a sua popularização no Oriente, o chá chegou a servir como moeda de troca e tornou-se a bebida mais consumida do mundo, depois apenas da água.
Uma planta da Camellia é capaz de chegar a 9 metros de altura e produzir chá por 50 anos. Em um dia de colheita, o lavrador de Camellia é capaz de colher 32 quilos de folhas, gerando 14 mil xícaras de chá.
Os chás da Camellia são altamente benéficos para a saúde, por isso são muito usados para fins medicinais, em quantidades diferentes destas que compra-se no supermercado. Ainda assim, em uma única xícara de chá branco é possível consumir a mesma quantidade de antioxidantes encontrada em 10 copos de suco de maçã.
Mesmo tendo se popularizado nos outros continentes, a China e a Índia ainda são os maiores produtos de chá do mundo.
Dica: Aprenda a preparar um verdadeiro chá verde
Depois dessa aula sobre chás, nada melhor do que aprender a preparar o seu e começar a usufruir dos prazeres e benefícios dessa bebida milenar para sua qualidade de vida:
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente a cada substância. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.