Menu

Como fazer dieta sem glúten? Veja cardápio e alimentos permitidos

Saiba para que serve uma dieta livre de glúten, como fazê-la e que alimentos evitar.

Crédito: Pxhere

Publicidade

Cada vez mais as pessoas procuram dietas que se encaixem em seus objetivos. Algumas desejam perder peso rápido, enquanto outras têm algum tipo de restrição alimentar. Uma dieta sem glúten pode servir a ambos propósitos.

Primeiro porque ela é indicada a pessoas com sensibilidade ou intolerância ao glúten, chamadas de celíacas. Por outro lado, quem segue essa dieta acaba evitando alimentos calóricos e muitas vezes ricos em carboidratos, como pães, trigo, cevada e aveia.

O glúten, para quem não sabe, é uma mistura de proteínas muito presente nos alimentos supracitados. Se você está interessado em iniciar uma dieta sem esse composto, confira abaixo um cardápio.

Cardápio da dieta sem glúten

Crédito: Pxhere

Uma das partes mais difíceis de uma dieta é montar o cardápio. Quando ela é restrititiva de alguma forma, então, essa tarefa se torna ainda mais difícil. Há riscos de você desistir de segui-la, seja porque o “menu” é sempre o mesmo, seja porque você não gosta muito das opções que têm.

Publicidade

Quanto à dieta sem glúten, há muitas opções saborosas que você pode incluir em seu cardápio. Veja abaixo um exemplo de um dia, que você pode seguir em sua casa:

  • Café da manhã: 200 mililitros de suco de uva integral, uma fatia de queijo branco em uma fatia de pão sem glúten;
  • Lanche matutino: um iogurte sem açúcar misturado a uma colher de chia;
  • Almoço: arroz, filé de frango grelhado e salada de alface roxa;
  • Lanche vespertino: uma banana;
  • Jantar: salada de frango e limonada.

Baseado nisso, você pode montar o seu próprio plano alimentar, variando os ingredientes diariamente. Fica muito mais fácil e nem é assim tão complicado!

Alimentos permitidos e alimentos não permitidos

O cardápio acima é apenas uma mostra de como você pode iniciar sua dieta. Para dar continuidade a ela, contudo, você deve conhecer quais alimentos estão proibidos e quais são recomendados em seu lugar. Confira!

Alimentos não permitidos

Como tudo, nessa dieta alguns alimentos são proibidos. Especialmente se o problema é doença celíaca. Veja abaixo o que evitar a todo custo:

Publicidade
  • Condimentos: maionese, ketchup e mostarda costumam conter glúten, por isso é importante verificar na embalagem;
  • Proteína animal: embutidos, patês enlatados, carnes à milanesa;
  • Laticínios: achocolatados que contenham malte, queijos com cereais e queijos fundidos;
  • Bebidas: uísque, cerveja, vodka, ginger-ale e gin;
  • Cereais e farinhas: biscoitos e bolachas, massas, bolos, pães, torradas, trigo, aveia, centeio, malte, cevada.

Alimentos permitidos

Felizmente há muitos alimentos permitidos na dieta sem glúten. Por isso, ao contrário do que se fala por aí, ninguém morre de fome ao seguir esse tipo de dieta.

Carnes em geral são liberadas, assim como peixes gordos e frutos do mar. Ovos, legumes e frutas são amplamente permitidos, pois são totalmente ausentes de glúten. Leguminosas, nozes e tubérculos, como batata-doce, lentilhas e feijão, são bem-vindas e agregam muitos benefícios ao organismo.

Tenha sempre cuidado, no entanto, com produtos industrializados e enlatados. Verifique com atenção embalagens e rótulos, para não correr o risco de ingerir um alimento não permitido na dieta sem glúten.

Publicidade

Dieta sem glúten emagrece?

Crédito: Pxhere

Primeiro é preciso explicar que o glúten em si não engorda. Muitas pessoas pensam o contrário porque esse misto de proteínas costuma estar presente em alimentos calóricos, como massas, pizzas e pães, por exemplo.

É um erro, portanto, achar que a dieta sem glúten emagrece porque elimina esse nutriente. A não ser que você seja intolerante ou sensível a ele, não há motivos para eliminá-lo de sua alimentação.

Como foi dito, a dieta sem glúten serve ao própósito de emagrecer porque ela incita a pessoa a uma reeducação alimentar. Há uma grande diminuição na ingestão de alimentos comumente conhecidos por fornecer aquele ganho extra de peso que ninguém deseja.

Publicidade

Acima de tudo, se o seu objetivo maior é a perda de peso, comece por consultar um nutricionista ou outro especialista médico da área. Compreenda suas necessidades calóricas diárias e invista em viver uma vida saudável, em que haja prática regular de exercícios físicos.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Fonte: Associação dos Celíacos do Brasil – ACELBRA

Leave a Reply

Sair da versão mobile