A escolha correta dos alimentos que consumimos impacta diretamente na nossa saúde e qualidade de vida. E a Dieta do tipo sanguíneo é uma alternativa para decidir o que colocar no prato.
O sangue do tipo B produz uma maior quantidade de cortisol, dificultando o equilíbrio entre corpo e mente após uma situação estressante. Por isso, além da listagem abaixo recomendada, deve evitar excessos de açúcares refinados, café e álcool.
Controlando-se para evitar estes excessos e os alimentos selecionados, como centeio, milho, trigo, tomate, lentilha e outros que verá a seguir, a pessoa com tipo sanguíneo B possui ótima aptidão para manter-se física e emocionalmente equilibrada do que os demais tipos de sangue.
Se você quer seguir uma dieta de acordo com o seu tipo sanguíneo e tem o sangue do tipo B, conheça quais alimentos deve incluir na sua alimentação ou deixar de consumir.
Alimentos para dar preferência
- Carnes: carneiro, coelho, cordeiro, peru, vaca, veado, vitela;
- Peixes e frutos do mar: atum, arenque, bacalhau, bandejo, caviar, linguado, lula, truta, sardinha;
- Laticínios: coalhada, iogurte, leite, manteiga, muçarela, parmesão, requeijão, ricota;
- Frutas: abacaxi, ameixa, amora, banana, kiwi, laranja, mamão, morango, passas, pera, uva;
- Verduras e legumes: abóbora, acelga, aipo, agrião, alface, batata-doce, berinjela, beterraba, brócolis, cenoura, couve, espinafre, inhame, repolho;
- Cereais: arroz integral, aveia integral, granola;
- Outros: açafrão, camomila, chá preto, cogumelo, gengibre, ginseng, hortelã, ovo, pimenta, sálvia, soja, cogumelo, vinho branco;
Alimentos para evitar
- Carnes: frango, pato, porco;
- Peixes: anchova, camarão, caranguejo, lagosta, mexilhão, polvo, ostra;
- Laticínios: sorvete, queijo fundido e roquefort;
- Frutas: carambola, caqui, coco, tomate;
- Verduras e legumes: alcachofra;
- Cereais: centeio, milho, trigo;
- Outros: azeitona, amendoim, amido, broto de feijão, embutidos, gergelim, lentilha, pimenta do reino e branca.
Exercícios recomendados
A prática de exercícios pode ser mais intensa e desafiadora para o tipo sanguíneo B, ao invés de tranquila. Os exercícios de resistência são bem-vindos, mas devem ser intercalados por atividades de meditação e outras mais intensas.
De preferência que envolvam menos aeróbica e mais desafio mental com participação de outras pessoas. Alguns bons exemplos são a prática de ciclismo, caminhada, artes marciais, golfe e tênis.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.
Fontes: As informações foram baseadas nos sites Dr. D´Adamo, Santini Ortomolecular e Dr. Juliano Pimentel.