Uma das dietas que surgiu recentemente e que promete fazer você perder uma quantidade considerável de peso é a dieta do pepino. O programa alimentar consiste em incluir a salada desse vegetal ou shake de pepino em suas refeições diárias. Veja como funciona, ideias de cardápio e as vantagens e as desvantagens desse método de emagrecimento.
Como funciona a dieta do pepino?
De acordo com os especialistas, você pode ingerir o pepino nessas duas formas o quanto quiser. Claro que a inclusão desse alimento em sua rotina alimentar não é garantia de resultados positivos, tampouco imediatos.
Isso porque o programa demanda que você tenha uma alimentação exemplar, ou seja: balanceada e equilibrada. Isso significa que mesmo que consuma salada de pepino duas a três vezes por dia, se comer de forma ruim, os resultados não virão. Além disso, as atividades físicas regulares são necessárias durante o período.
Veja abaixo uma ideia de cardápio, sabendo que o programa alimentar deve durar entre 7 e 14 dias.
Cardápio da dieta do pepino
O pepino não é a estrela dessa dieta, apesar de dar nome a ela. Pense, mais uma vez, em equilíbrio. Você irá montar seu cardápio de forma coerente, com o objetivo de ingerir todos os nutrientes necessários para o seu organismo. Confira uma sugestão:
- Café da manhã: você irá comer apenas dois ovos cozidos e uma tigela de salada de pepino, com azeite de oliva como tempero;
- Lanche da manhã: dê preferência a uma ou duas frutas da estação. O importante é que não coma mais de 200 gramas em seu lanche matutino.
- Almoço: volte com a tigela de salada de pepino, agora temperada com limão. Acresça uma torrada de pão integral ou de cereais e um peito de frango grelhado.
- Lanche da tarde: opte por um shake de pepino. Pode acrescentar um pouco de gengibre, se quiser.
- Jantar: a janta deve ser leve, por isso ingira uma lata de atum sem óleo e duas bananas.
Como você pode ver acima, o interessante da dieta do pepino é que você equilibra a sua alimentação. Além disso, há um bom controle da quantidade de calorias que você consome, o que, por óbvio, contribui para que você perca peso.
Apesar de parecer que você passará fome com essa dieta, não se preocupe. O pepino é um alimento com propriedades que saciam rapidamente. Isso faz com que você coma menos, mas logo se sinta cheio e deixe de lado hábitos alimentares compulsivos.
Vantagens
A primeira vantagem da dieta do pepino é que ela realmente funciona. Se aliada a uma rotina alimentar saudável e com controle de ingestão de calorias, o emagrecimento é questão de tempo. Inclua, ainda, trinta minutos de atividade física todos os dias, para, ao final dos 14 dias da dieta, você obter os resultados que espera.
O pepino é um alimento que possui muitos líquidos e muito poucas calorias. Algumas pesquisas apontam, por exemplo, que o consumo regular desse vegetal pode hidratar o corpo tanto quanto a ingestão de água. Afinal, em sua composição você encontra 97% de água!
Visto que ele é composto basicamente por líquidos, o pepino atua no organismo como diurético. Você notará que irá urinar mais assim que começar essa dieta, o que é muito bom. Isso diminui o inchaço abdominal e elimina maior quantidade de toxinas.
Contraindicações
Existem muito poucas contraindicações a essa dieta. Segundo especialistas, algumas variedades de pepino causam flatulência em algumas pessoas, pois possuem uma substância chamada de cucurbitacina.
Qualquer pessoa pode aderir a essa dieta, desde que com suporte médico e de um nutricionista. Lembre-se que as necessidades calóricas e nutricionais não são as mesmas para todas as pessoas.
Embora você não passe fome com esse programa alimentar, se está acostumado a uma rotina alimentar muito calórica, seu corpo pode não reagir bem a uma mudança drástica em termos de caloria. Por isso, algumas pessoas podem se sentir mal ou sentir algum tipo de fraqueza durante o processo da dieta.
Portanto, as dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.
Fonte: Associação Brasileira de Nutrição