Menu

Dieta para hemorroidas: alimentos que ajudam no tratamento

Existem vários cuidados importantes para tratar e prevenir as hemorroidas. A alimentação saudável é um dos principais

Crédito: Freepik

Publicidade

As hemorroidas são inflamações que ocorrem nas veias do ânus. Essas inflamações acontecem devido à dilatação ineficaz das veias, gerando problemas na circulação do sangue nessa região. Isso pode acontecer por diferentes motivos, e uma das mais importantes formas de tratar é seguindo uma dieta para hemorroidas.

Dieta para hemorroidas: alívio e prevenção

Quem vai prescrever a sua dieta para hemorroidas é o seu nutricionista ou médico nutrólogo. Isso, depois de você consultar o coloproctologista para saber qual é o tipo e o grau das hemorroidas, e começar o tratamento adequado.

Grupos de alimentos que não podem faltar

Na dieta para hemorroidas é muito importante conter alimentos ricos em fibras, pois elas ajudam na formação do bolo fecal e na sua eliminação.

  • Cereais integrais (farinha de trigo integral, arroz integral, macarrão integral, aveia em flocos, amaranto, quinoa)
  • Frutas com casca (de preferência frescas e cruas)
  • Legumes
  • Oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas)
  • Sementes de abóbora, chia, linhaça, gergelim

Consuma os alimentos ricos em fibras na quantidade e na frequência recomendada pelo nutricionista, cuidando para não exagerar, mas procurando incluir uma porção em cada refeição do dia.

Publicidade

Beber bastante água é fundamental

Pelo menos 2 litros de água ao longo do dia. Se tiver vontade de beber 2,5 ou 3 litros, pode também. Mais do que isso é exagero, faz mal.

A água é fundamental para qualquer processo do corpo humano. Nesse caso da dieta para hemorroidas, a água atua junto com as fibras, deixando as fezes mais hidratadas, o que exige menos esforço para defecar.

Se não conseguir beber tanta água porque não gosta, pode alternar com chás quentes ou gelados. Os sucos de fruta fresca devem ser consumidos em menor quantidade, pois a fruta perde muita fibra ao ser transformada em suco. O corpo acaba absorvendo mais açúcar também.

Faça as refeições com calma

Além de garantir um bom consumo de fibras e de água, procure alimentar-se com calma, mastigando muito bem os alimentos e levando pelo menos 15 minutos para terminar a refeição. Isso ajuda na digestão da comida, na formação do bolo fecal e na eliminação das fezes sem sofrimento.

Publicidade

Aproveite e veja: Remédios caseiros para hemorroidas

Dicas de prevenção, além da dieta para hemorroidas

  • Além de manter uma alimentação rica em fibras e em líquidos, procure evitar o estresse e comece a se exercitar. Esses bons hábitos podem fazer muita diferença na sua rotina.
  • Se estiver acima do peso, aproveite a dieta para hemorroidas e elimine alguns quilos, pois estar muito acima do peso também é prejudicial.
  • Lave com água e sabão neutro a área, após evacuar, e tenha cuidado com o uso do papel higiênico. Nada de pressionar ou esfregar muito para não irritar a pele.
  • Andar de calcinha ou cueca apertada pode cortar a circulação e causar hemorroidas. Mulheres devem ter cuidado com as calcinhas fio dental, elas são ainda piores.
  • Pratique exercícios de Kegel que trabalham a região pélvica, fortalecendo os músculos anais e melhorando a circulação no local.
  • Segurar a vontade de ir ao banheiro é uma das piores coisas que você pode fazer, especialmente se sofre de hemorroidas com frequência. Sempre que sentir vontade, vá ao banheiro!

Artigo com informações de Tua Saúde

Sair da versão mobile