Cada vez é uma nova dieta que entra na moda, arrastando diversos seguidores, que podem até ter resultados a curto prazo. Mas você já parou para pensar como elas funcionam e o que acontece com seu corpo? Veja agora o exemplo da dieta do mamão.
O mais indicado para a perda saudável de peso é buscar um estilo de vida que alie uma alimentação balanceada e atividade física adequada, todos com a devida orientação profissional.
Dietas restritivas podem acarretar diversos danos ao organismo, desde transtornos alimentares até mesmo depressão, perda de massa muscular, problemas no trato gastrointestinal, queda da imunidade e muitos outros.
Então, será que vale a pena arriscar sua saúde para ter um corpo socialmente aceito, de acordo com os parâmetros da mídia contemporânea? Lembre-se que no barroco, lindas eram as pessoas mais cheinhas e vistosas.
Se você precisa emagrecer por uma questão de saúde – ou até porque quer estar mais em forma, que também não é errado – então deve buscar a orientação de um bom nutricionista e a autorização com seu médico para a prática de atividades físicas.
Ainda pensando em fazer uma dieta da moda, que te faz perder muitos quilos em pouco tempo? Ok, conheça então a nova queridinha, a dieta do mamão.
Como funciona a dieta do mamão para emagrecer
Primeiro ponto a responder: a dieta do mamão funciona mesmo?
Se seu objetivo é perder alguns quilos rapidamente, independente do que ele é composto ou se irá conseguir manter esse resultado depois, a resposta é sim.
Porém, se você está buscando uma forma de emagrecer que te deixe mais saudável, com energia e que, aos poucos, o resultado apareça, essa não é a mais indicada.
Na dieta do mamão, você deve comer, nos primeiros dias, somente mamão e água. Depois acrescenta integrais, saladas, iogurte e ainda mais água – ou seja, muita fibra e hidratação.
Qual é a lógica aqui? Limpar o organismo, eliminando as toxinas, é fundamental nos primeiros dias de qualquer dieta, mas isso pode ser feito com mais equilíbrio.
Você vai limpar o organismo, indo muitas vezes ao banheiro e perdendo líquido. Como não vai ingerir alimentos ou sal em quantidade significativa, a tendência é que reduza a retenção de líquidos.
A mudança na balança vai te dar a impressão de emagrecimento, mas será que queimou gordura de fato? A verdade é que não.
Ao contrário de outras dietas restritivas, como a low carb, na qual você não ingere carboidratos complexos, oferecendo ao organismo proteínas, fibras, gordura de qualidade, essa dieta não queima gordura, podendo levar a uma perda de massa magra – de músculos e não de gordura.
Assim, além de correr risco de se desidratar, queimar massa magra e debilitar sua saúde, você produz picos de glicose (com a ingestão unicamente do mamão), que pode, se feito por muito tempo, levar a um mal funcionamento do pâncreas e consequentemente a diabetes tipo 2.
Então atenção às promessas de emagrecimento rápido e mágico, pois o preço pode ser muito mais alto do que seu corpo pode suportar.
Ainda com curiosidade sobre a dieta do mamão, então veja o cardápio.
Cardápio
1º e 2º dias
- Coma apenas mamão e beba bastante água. Apenas isso.
3º, 4º e 5º dias
- Beba um copo com água e limão e 1 colher de sopa de azeite de oliva e coma 1 prato de mamão;
- Após meia-hora, coma um iogurte natural com cereais integrais e mamão;
- Pode comer legumes crus ou cozidos;
- Não consuma açúcar, farinha, grãos e laticínios (a não ser o iogurte natural);
- Consuma mamão sempre que sentir fome (é obrigatório comer o fruto de 6 em 6 horas, intercalando com uma salada).
Após a dieta
- Consuma ingredientes mais leves, nomeadamente nos 2 primeiros dias. Saladas, sopas ou sucos são uma boa opção.
Estranho, não é mesmo? Você sabe que para obter os resultados desejados é muito importante aliar a uma alimentação saudável, equilibrada, com acompanhamento médico e profissional, além da realização de atividades físicas.
E você? Acha que essas dietas da moda funcionam mesmo? Deixe sua opinião nos comentários!