Menu

Como funciona a dieta da linhaça e quem pode fazê-la?

Saiba tudo sobre o plano alimentar que inclui essa maravilhosa semente. Veja como perder peso com um cardápio simples!

Crédito: Pixabay

Publicidade

A dieta da linhaça é um dos mais recentes métodos alimentares desenvolvidos para quem busca emagrecimento. Ela apareceu pela primeira vez em um programa de televisão, tendo sido adaptada posteriormente para o público geral por nutricionistas e por nutrólogos.

Ela consiste em adicionar a semente da linhaça a sua alimentação diária. Basicamente, você não deixa de comer nada do que já come. A ideia é apenas acrescentar uma porcentagem do alimento ao cardápio. Veja como funciona!

Como funciona a dieta da linhaça?

De acordo com nutricionistas, você adiciona uma ou duas colheres de sopa de linhaça por dia ao seu cardápio. Em qual refeição você fará isso é indiferente. Pode ser tanto ao iogurte pela manhã quanto naquela salada do almoço ou da janta. O importante é consumir esse produto diariamente. Veja abaixo uma dica de cardápio.

Cardápio

Crédito: Pixabay

De nada adianta você consumir as duas colheres de sopa de linhaça se sua alimentação no geral é ruim. O cardápio como um todo precisa ser coerente. Por isso confira uma sugestão a seguir:

Publicidade

Café da manhã e lanche da manhã

Durante o café da manhã, acresça uma colher de sopa de linhaça a um copo de suco de laranja natural. Ingira duas fatias de pão integral com duas fatias de peito de peru. O lanche, por sua vez, pode ser uma fruta ou uma barra de cereal light.

Almoço e lanche da tarde

Duas a três colheres de sopa de arroz integral, duas colheres de sopa de lentilha e um filé de peixe grelhado formam um bom almoço. Adicione um prato de sobremesa de salada verde, se desejar. Como lanche da tarde, quatro colheres de sopa de salada de fruta é o recomendado.

Jantar e ceia

Duas colheres de sopa de purê de batata-doce e um prato de sobremesa de salada verde com atum para o jantar. Uma fatia de melão pode acompanhar ou pode ser servida como sobremesa. Na ceia, uma tacinha de gelatina.

Benefícios da dieta da linhaça

Crédito: Freepik

A linhaça é uma fonte inquestionável de ômega-3 e de ômega-6, que são gorduras benéficas e importantes ao organismo. Esses dois elementos têm sido apontados como responsáveis por atuar na prevenção de problemas cardíacos.

Publicidade

Fazer a dieta da linhaça ainda lhe fornece uma quantidade relevante de vitamina E. Essa vitamina atua como antioxidante, ou seja: combate os radicais livres. Os radicais livres atacam as células saudáveis de todo o corpo, trazendo problemas. Entre eles estão o envelhecimento precoce e mesmo alguns tumores.

Outros benefícios de você iniciar essa dieta são:

  • Ter o intestino melhor regulado e uma digestão mais eficaz;
  • Contribuir para a estabilização dos níveis de açúcar no sangue;
  • Acelerar o metabolismo;
  • Equilibrar a pressão arterial;
  • Controlar os níveis de colesterol.

Ou seja, essa dieta pode ser benéfica para toda a família, desde que você a faça com o conhecimento do seu médico!

Contraindicações da dieta da linhaça

Não há muitas contraindicações referentes a essa dieta. Primeiro porque ela é associada a uma alimentação verdadeiramente saudável. Ela não é restritiva ou lhe obriga a comer menos do que deveria.

Publicidade

Um dos seus problemas, no entanto, é o fato de ela fornecer muitas fibras ao organismo. Especialistas afirmam que duas colheres de linhaça por dia são mais do que suficientes para o que uma pessoa adulta comum precisa em termos de fibras. Se você come outros alimentos com esse nutriente e não ingere muitos líquidos, pode ficar constipado.

Dicas úteis de consumo

Crédito: Delivery de Produtos Orgânicos e Naturais

Existem quatro formas de você consumir a linhaça. Todas elas oferecem os mesmos benefícios e todas elas podem ser incluídas em seu cardápio diário. Confira quais são elas:

Grãos

Você pode consumir os grãos normalmente ou triturá-los. Se optar por triturar em casa, deve guardar em um pote fechado na geladeira e consumir em no máximo 10 dias. Caso compre os grãos moídos no supermercado, você tem um mês para ingerir após a abertura do produto.

Publicidade

Farinha de linhaça

A farinha da linhaça é uma ótima forma de adicionar o alimento ao seu dia a dia. Isso porque pode misturá-la a bebidas, assim como pode aproveitá-la em receitas de bolo ou de pães.

Óleo da linhaça

Nunca aqueça esse óleo, pois todos os nutrientes são perdidos. Utilize-o para temperar saladas.

Suplementos

Como última opção, você pode comprar a linhaça em cápsulas, como auxiliar no processo de emagrecimento.

Publicidade

Fonte: Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição

Leave a Reply

Sair da versão mobile