Para fazer uma dieta alcalina é necessário abrir mão de alguns alimentos (principalmente os processados) e passar a consumir um cardápio variado de folhas verdes, legumes e frutas. Isso porque consumir alimentos ácidos podemos deixar o organismo mais propenso a doenças, inflamações e obesidade.
Até aí nenhuma novidade ou dificuldade, já que não será necessário nada radical. O diferencial desse tipo de dieta é sua função de proteger o organismo de doenças, do estresse e dos alimentos refinados e industrializados, que carregam seu corpo de toxinas.
Benefícios da dieta alcalina
Com criatividade, você pode conseguir receitas saudáveis maravilhosas para usar os alimentos alcalinos corretos, deixando sua dieta muito mais saudável. Conheça os benefícios da dieta alcalina para a sua saúde, bem como para a pele e cabelo.
1. Câncer
Não existem estudos que comprovem a veracidade da informação de que alimentos alcalinos combatem esse tipo de doença, no sentido de eliminar as células cancerígenas. A explicação de alguns estudiosos é a de que ao redor desse tipo de célula “doente” há um meio ácido. Com isso, ao alcalinizar o organismo (e o sangue), elas morreriam. Porém, nada cientificamente comprovado.
O que se sabe é que alimentos ácidos favorecem o surgimento de doenças. Como por exemplo, embutidos e alimentos em conserva possuem alta concentração de nitritos e nitratos. Esses componentes contribuem, sim, para o aparecimento da doença. Já alimentos alcalinos como frutas, verduras e legumes, contribuem positivamente para o reforço do sistema imunológico e muito mais.
Sendo assim, afirma-se que a dieta alcalina pode contribuir positivamente para a saúde e prevenção de doenças, tais como o câncer.
2. Doenças cardíacas
Quando o organismo está ácido, há uma maior chance de adesão de gordura nas paredes das artérias, aumentando os riscos de problemas e doenças cardíacas como a aterosclerose. Daí a importância do consumo de alimentos que ajudam a desentupir artérias naturalmente.
3. Hormônio do crescimento
A dieta alcalina influencia no equilíbrio do pH do sangue, permitindo assim que o organismo produza mais hormônio do crescimento, sendo fundamental para crianças e adultos.
Quando crianças, a importância é óbvia, fazendo parte do processo de crescer e fortalecer a estrutura corporal. Já para o adulto, uma maior quantidade desse hormônio, faz com que a saúde óssea, cardiovascular, memória e cognição sejam aprimorados e preservados em boas condições.
Como estimular funções hormonais de maneira natural
4. Dores no corpo
Ter um corpo alcalino é não sofrer com inflamações oriundas da má alimentação, o que já favorece uma melhor qualidade de vida, sem dores. Essa informação é confirmada por um estudo que afirma que ter o meio básico (sangue), através da ingestão de minerais alcalinos, pode ajudar a combater a dor crônica, como por exemplo a lombalgia.
5. Ossos mais fortes
Qual é a sua reserva mineral alcalina mais rica no corpo? Se pensou ossos, acertou. Mas como você já sabe, o seu corpo procura sempre o equilíbrio, tentando alcalinizar o sangue para colher os melhores resultados.
Então qual vai ser a primeira fonte a ser atacada, para aumentar o pH do corpo? Exato, os ossos, ricos em minerais alcalinos, que podem ajudar a compensar os excessos de ácido ingeridos. Se você mantém seu corpo mais alcalino, ele não terá que tentar compensar, mantendo assim sua densidade óssea.
Além disso, ter uma alimentação equilibrada, a base de frutas e legumes alcalinos melhora a relação de potássio e sódio no corpo, beneficiando a saúde óssea e amenizando a perda de massa muscular. Essa informação pode ser constatada no estudo puiblicado pela NCBI sobre a dieta alcalina.
Contraindicações
Não há contraindicações para a dieta alcalina, devendo somente ser adaptada às limitações de cada pessoa, escolhendo sempre alimentos adequados para um bom pH.
Como ela leva o corpo ao seu estado ideal, só pode ajudar, dependendo apenas das escolhas alimentares corretas. Por isso, consulte seu nutricionista de confiança, antes de fazer qualquer alteração na alimentação. Assim como o seu médico, para que ele também lhe indique os melhores alimentos, de acordo com as suas respectivas condições de saúde.
Como fazer a dieta alcalina
O ideal é fazer dessa alimentação um hábito para toda a vida e não algo pontual, apenas para melhorar de alguma doença ou emagrecer mais rápido.
Você deve priorizar alimentos alcalinos, compondo cerca de 70% do seu prato, enquanto os outros 30% podem ser alimentos ácidos.
Para isso, primeiro você tem que eliminar o excesso de alimentos que podem deixar o seu corpo mais ácido, como esses:
- Café;
- Açúcar;
- Carnes processadas;
- Bebidas gasosas e alcoólicas;
- Glúten;
- Produtos lácteos;
- Alimentos industrializados (conservantes);
- Alimentos refinados (pão e bolos, por exemplo).
Adicione também, os alimentos alcalinos, que tem a capacidade de deixar seu corpo com o pH acima de 7:
- Cebola;
- Alho;
- Cebolinha;
- Salsa;
- Repolho;
- Couve-flor;
- Couve (verde);
- Brócolis;
- Abobrinha;
- Cogumelos;
- Aipo;
- Abóbora;
- Abacate;
- Lima e limão;
- Tangerina;
- Melancia;
- Laranja;
- Kiwi;
- Mamão (papaia);
- Abacaxi;
- Óleo de linhaça;
- Mel;
- Quinoa;
- Azeite de oliva;
- Semente de gergelim;
- Painço.
- Pepino;
- Broto de alfafa;
- Rabanete;
- Alface.
Como pode observar, há uma grande diversidade que pode e deve consumir em uma dieta alcalina. Consuma vegetais, frutas e cereais integrais, e verá que em pouco tempo se sentirá mais leve e com mais energia!
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a prática de atividades físicas.