As pessoas que vivem nas metrópoles do Brasil infelizmente já estão acostumadas com a violência no dia a dia. Assaltos, furtos, sequestros, estupros e até mesmo balas perdidas fazem com que todos andem nas ruas sempre preocupados e evitando deixar qualquer tipo de pertence à mostra. Quanto mais o tempo passa, pior essa situação fica. Hoje em dia, mesmo as cidades menores já estão sentindo as consequências de uma sociedade desequilibrada e desigual, na qual cada vez mais pessoas pagam por isso com a vida ou com traumas que vão ficar na memória. Então, para se proteger ao máximo, confira algumas importantes dicas de segurança para quando estiver chegando em casa, seja de automóvel ou a pé.
Veja também: como garantir a segurança dos filhos na internet
Cuidados a tomar para garantir sua segurança ao entrar em casa
Nem sempre é possível evitar ser abordado por um ou alguns meliantes ao chegar em casa, seja de carro ou a pé. Mas os riscos diminuem consideravelmente se você souber com o que deve se preocupar. Além de manter sempre atento, observando tudo em volta, é preciso saber agir caso perceba o perigo. Veja as dicas.
Dicas de segurança para quando estiver de carro
Alguns erros que você comete ao chegar em casa de carro podem ser evitados de forma simples, apenas tendo consciência de que você os faz diariamente. Esses erros facilitam a aproximação dos bandidos quando você aponta o veículo para o portão. Veja quais são para que comece a evitá-los.
Apontar o carro diretamente para a entrada da garagem
Se você já chegar em frente à sua casa ou prédio, apontando o carro para a entrada da garagem, não vai ter a chance de poder fugir caso seja abordado, além de não conseguir perceber se meliantes chegarem por trás. O ideal é parar na rua, como se fosse estacionar, e observar as pessoas em volta.
Chegar com os vidros abertos
Esteja sempre com os vidros das janelas fechados quando estiver pronto para estacionar. Essa dica não vai impedir um assalto, mas em muitos casos pode inibir o assaltante, em especial se você tiver vidros mais escuros e ele estiver esperando por alguma vítima mais vulnerável, como mulheres e idosos.
Descer do carro para abrir a garagem
Se você não tiver um portão eletrônico, vai ter que descer do carro para abrir a garagem. Mas, nesse caso, siga a primeira dica e pare o carro na rua antes de embicar na garagem ou peça para que alguém de dentro de casa abra o portão.
Não parar se perceber suspeitos
Se estiver chegando em casa para entrar na garagem e perceber pessoas suspeitas andando ou paradas perto da casa ou prédio, não pare. Continue e dê mais uma volta no quarteirão até que sinta segurança para entrar. Se tiver um posto policial por perto, peça ajuda para que verifiquem a região, até para proteger outras pessoas.
Dicas de segurança para quando estiver a pé
Embora o carro seja uma proteção extra contra a abordagem de bandidos, estar a pé pode ser mais fácil na hora de disfarçar a sua entrada em casa, pois assim você pode ir observando as pessoas por todo o trajeto e mudar o caminho em cima da hora, disfarçadamente, caso perceba o perigo. Veja dicas do que não fazer, e que ajudam nesse momento:
Estar distraído com o celular
Essa dica não serve apenas para quando estiver chegando em casa, mas é especialmente importante nesse momento. Quando entrar na sua rua, guarde o celular e fones de ouvido no bolso ou na bolsa e fique atento a tudo e todos que estiverem à sua volta. A distração com o celular e com música nos ouvidos vai impedir que você perceba a aproximação de meliantes, além de atrai-los para roubar você.
Estar com as chaves fora de mão
Ao se aproximar de casa, já esteja com as chaves do portão e da porta em mãos ou no bolso, pois assim irá conseguir entrar mais rápido ao invés de ficar parado procurando as chaves e dando mais chances para os meliantes se aproximarem.
Entrar em casa mesmo percebendo o perigo
Quando você está chegando em casa a pé e percebe pessoas estranhas lhe observando, é comum ter o impulso de apressar o passo e querer entrar em casa o mais rápido possível. Mas, se os suspeitos estiverem muito perto da sua casa, pode ser melhor passar reto e dar a volta no quarteirão ou entrar em outra rua, despistando os bandidos.
Ficar parado conversando em frente ao portão
Não dê chance ao azar, especialmente à noite. Nunca fique parado conversando na frente do portão, seja com outra pessoa ou ao telefone. Quando estiver chegando em casa, entre e tranque a porta sem enrolar do lado de fora.