Menu

5 Dicas práticas para fazer as crianças ajudarem nas tarefas domésticas

As crianças gostam de se movimentar, receber desafios e elogios

Crédito: Freepik

Publicidade

É importante que, desde cedo, as crianças comecem a ajudar nas tarefas da casa. Claro, dependendo da idade, isso deve ser feito de forma descontraída, como uma brincadeira, para que elas achem interessante, ao mesmo tempo em que desenvolvem a independência. Mas como fazer as crianças ajudarem sem que criem conflitos, birras e desculpas? Veja essas dicas.

1. As tarefas devem ser adequadas para a idade

A criança vai ficar mais interessada em ajudar nas tarefas que ela dá conta de fazer. Por exemplo, não é adequado pedir que uma criança de 3 anos lave a louça, pois ela ainda não tem essa capacidade bem desenvolvida. Então, veja essa lista de tarefas adequadas para cada faixa etária:

De 2 a 3 anos

Guardar os brinquedos, tirar seu prato da mesa, guardar os sapatos, colocar a roupa suja no cesto, limpar pequenas superfícies, pegar frutas e legumes na fruteira, por guardanapos na mesa, tirar a própria roupa.

De 4 a 5 anos

Arrumar a cama, colocar roupa dentro da máquina (não ligar, só colocar), guardar as próprias roupas, guardar as vasilhas de plástico, ajudar a por a mesa, limpar a poeira de alguns móveis, regar plantas, separar o lixo para reciclagem.

Publicidade

De 6 a 8 anos

Lavar louça, por e tirar a mesa, tirar o lixo da casa, varrer, passar aspirador em alguns cômodos, lavar parte do quintal, guardar as próprias roupas, pendurar roupa no varal de chão.

De 9 a 11 anos

Preparar lanches rápidos, limpar a poeira dos móveis, limpar os espelhos, trocar a roupa de cama, cuidar de animais domésticos, ajudar no preparo das refeições, guardar a louça, fazer lista de supermercado.

De 12 a 14 anos

Lavar banheiros, por roupas para lavar, passar pano no chão, cuidar das plantas, cuidar de irmãos menores, preparar pequenas refeições, fazer compras rápidas, separar contas para pagar.

2. Montar um cronograma divertido

As crianças da casa devem saber quais são suas responsabilidades na semana. Para facilitar e estimular, peça para que elas desenhem um cronograma com suas atividades de cada dia.

Publicidade

Pode ser um cronograma bem grande, colorido, com desenhos, como elas quiserem, e pode ficar na parede do quarto. Assim, elas criam uma ligação com aquela rotina e isso torna as tarefas mais interessantes de cumprir.

3. Elogios são bem-vindos

Mesmo que a criança tenha um cronograma de tarefas e que aquelas sejam suas responsabilidades de costume, é importante que os adultos a elogiem sempre que ela realizar uma tarefa bem-feita, quando tomar a iniciativa de fazer algo a mais ou fizer tudo antes do prazo. O elogio é um excelente incentivador, principalmente quando vem dos pais e outros adultos que a criança admira e quer agradar.

4. Propor desafios premiados

De vez em quando, se precisar que as crianças façam tarefas extras às do cronograma, uma forma legal de estimulá-las é propor desafios.

Publicidade

Funciona ainda melhor quando há mais de uma criança para “competir”, mas se o adulto estiver por perto incentivando com bom humor, vai ser legal só com uma criança também.

Por exemplo, se a criança tiver que recolher objetos do quintal, dê a ela o desafio de fazer isso em 10 minutos e, se conseguir, vai ganhar R$ 5 ou uma guloseima ou 30 minutos a mais assistindo desenhos/jogando, enfim, o prêmio que achar adequado, justo e estimulante.

5. Um momento animado

Se na sua casa a faxina da semana é feita com a participação de todos ao mesmo tempo, uma boa ideia é tornar esse momento animado. Ligar uma música que todos gostem, ir jogando palavras de incentivo pelo ar, brincar que você está terminando primeiro, tudo isso é válido para criar uma atmosfera animada e manter as crianças interessadas.

Publicidade
Sair da versão mobile