Antigamente os filhos adultos formavam a própria família mais cedo e, por isso, saíam da casa dos pais logo ao completarem a maioridade ou, no máximo, quando terminassem os estudos. Hoje em dia é diferente.
Embora muitos jovens façam questão de sair da casa dos pais para estudar ou trabalhar em outra cidade, alguns não têm a menor pressa de assumir as responsabilidades da vida de adulto e os pais ficam sem saber o que fazer, pois temem que o filho se sinta rejeitado.
Quando isso acontece, os psicólogos chamam de síndrome do ninho cheio, que é o contrário da famosa síndrome do ninho vazio, quando os pais têm dificuldade em lidar com a saída dos filhos de casa.
O que leva à adolescência tardia dos filhos que não saem da casa dos pais?
As atitudes dos pais são fundamentais para que os filhos entendam que não podem ficar na casa deles para sempre.
A menos que os pais precisem ou façam questão da presença constante dos filhos, devem deixar claro, desde o início da adolescência, que o normal é ficar na casa dos pais no máximo até terminarem a faculdade e conseguirem um emprego para pagar as próprias despesas.
Veja quais são as atitudes erradas dos pais que levam os filhos a terem a chamada adolescência tardia, e não verem motivo para saírem de casa.
- Baixas expectativas nos relacionamentos afetivos;
- Conforto e bom padrão de vida usufruídos na casa dos pais;
- Dificuldade de separação entre pais e filhos;
- Dificuldade em encontrar um emprego com salário suficiente para custear as próprias despesas;
- Permissão para o sexo na casa dos pais;
- Falta de conversa e incentivo dos pais sobre os benefícios de sair de casa.
O que fazer para que o filho adulto saia de casa?
Se os seus filhos ainda são menores de idade e você já está pensando no futuro, comece agora mesmo a incentivá-los a saírem de casa e seguirem o próprio caminho quando completarem a maioridade ou terminarem a faculdade. Claro, precisa fazer isso com cuidado para que o filho não sinta que é um incômodo e você o quer longe.
1. Incentive de forma positiva
Sempre que tiver a oportunidade, comente com seu filho como foi bom você ter saído da casa dos seus pais e conquistado sua independência, apesar de algumas dificuldades, que são normais. Mostre que é motivo de orgulho ser dono da própria vida, ter um cantinho para chamar de seu e ter liberdade.
2. Não permita convivência com namorado em casa
Deixe claro que, quando ele tiver 18 anos e começar a namorar (ou se já estiver nessa fase), não poderá trazer o namorado(a) para dormir em casa e precisará custear todas as despesas que um relacionamento traz.
3. Mostre que vai se orgulhar
Deixe claro também o quanto você valoriza que ele tenha um emprego, e que não deve esperar ter um salário alto para começar a construir a própria vida.
4. Fale sobre seus planos futuros
Quando for oportuno, comente sobre os seus planos e do seu marido/esposa para quando os filhos saírem de casa, pois irão começar uma nova fase da vida e precisam voltar a ter privacidade e economizar para a aposentadoria. Dê exemplos de casais de amigos que já fazem isso e fale que seu filho vai querer o mesmo quando tiver a idade de vocês.
5. Cobre os custos e responsabilidades de um adulto em casa
Se o seu filho já está na idade de sair de casa, comece a cobrar dele um valor de aluguel e o cumprimento de mais responsabilidades com a casa, pois se ele estiver na comodidade, não verá motivos para sair do ninho.