Menu

7 Dicas para esquecer um amor que ficou para trás

Quando um relacionamento termina, o maior benefício é aprender com sua experiência e evoluir

Crédito: Freepik

Publicidade

Dependendo do motivo que faz um relacionamento terminar, a paixão pode demorar bastante para ir embora. Às vezes, até quando termina em briga e traição, um dos dois continua apaixonado e sentindo saudade da companhia que já estava acostumado.

Mas, não tem como continuar seguindo em frente se você estiver carregando fardos que já não lhe pertencem. Então, precisa encontrar formas para se libertar dos sentimentos que estão lhe fazendo sofrer, e seguir em busca da sua merecida felicidade.

1. Entenda que todas as suas experiências de vida são importantes

Se o seu relacionamento terminou, quer dizer que aquela pessoa já cumpriu com o papel dela na sua vida. Ela já aprendeu com você e vice-versa. Todas as pessoas que cruzam o seu caminho têm algo a ensinar, ainda que seja como não fazer alguma coisa ou como não agir. Então, se acabou, deixe ir, pois é o único jeito de subir mais um degrau na sua evolução.

2. Não cultive memórias físicas

Essa dica é a mais fácil de todas, pois você só precisa tomar uma atitude: remover da sua vida todas as lembranças físicas possíveis do amor que ficou pra trás. Livre-se das peças de roupa que a pessoa deixou na sua casa, tire as fotos dos murais, venda as joias, mude a roupa de cama. Claro, nem tudo é possível se livrar, como casa, carro ou filho. Mas, faça isso com os objetos que não precisam ficar.

Publicidade

3. Na verdade, você não vai esquecer

Quando você vive um relacionamento marcante e ele termina, pode dar vontade de ter uma amnésia para deixar de sofrer com o término. Mas a verdade é que você não vai esquecer. O que você precisa é guardar essa vivência no seu arquivo de memórias, fechar a gaveta e continuar caminhando, vivendo novas experiências que, aos poucos, vão se tornando mais importantes na sua vida, até que você não se lembre mais daquele ex-amor.

4. Dê tempo ao tempo

Essa é uma dica que as pessoas mais experientes entendem e transmitem para os menos experientes. Como você sabe, toda ferida precisa de duas coisas para se fechar e curar: tempo e cuidado. Quanto ao seu sentimento por um amor do passado é a mesma coisa. Vá cuidando de você, cultivando o amor próprio e olhando sempre para frente, enquanto deixa o tempo passar e fazer aquele sentimento ficar cada vez menor na sua memória.

5. Cultive o amor próprio

Depois de um término, muita gente sai por aí fazendo loucuras, beijando todo mundo e tomando atitudes que não condizem com o seu caráter. Isso é imaturo e não resolve nada. Apenas faça o possível para ocupar a sua mente com novas atividades, coisas que façam você se sentir bem. Preencha a sua vida com coisas para você: cuide do seu corpo, da sua mente, da sua felicidade, e isso não precisa envolver um novo relacionamento por enquanto.

6. Escolha muito bem suas companhias

Tome cuidado, pois nesse momento de instabilidade emocional, você pode se deixar levar por pessoas mal intencionadas que vão perceber sua fraqueza. Escolha bem suas amizades e comece a observar mais o comportamento dos outros para evitar atrair pessoas semelhantes àquela que você acabou de se livrar.

Publicidade

Afaste-se daquelas pessoas que insistem em só ficar falando sobre o ex, sobre o seu sofrimento e coisas negativas. Também evite as pessoas que ficam falando que você precisa arrumar outro para esquecer o ex. Cultive amizade com quem lhe dá boas ideias, convida para fazer coisas que você realmente gosta e coloca você para cima.

7. Faça uma autorreflexão

Se você terminou e está sentindo algum tipo de culpa ou perturbação, você precisa refletir. Pode ser um momento que vai trazer sofrimento, mas faz parte e é necessário para a sua cura.

Volte no tempo, relembre suas atitudes boas e ruins, relembre as atitudes da outra pessoa e o que fez vocês terminarem. Entenda que todo mundo erra e toma atitudes de acordo com o seu nível de maturidade naquele momento. E às vezes, é esse término que vai fazer você evoluir e não cometer os mesmos erros daqui em diante.

Publicidade

Se achar que ainda tem algo a dizer, e que pode fazer isso sem entrar em conflito, entre em contato e diga, de forma madura e tranquila. Se não conseguir entrar em contato, escreva tudo em uma carta e guarde. A ferida só vai se fechar quando você remover todas as farpas e sentir alívio.

Sair da versão mobile