Dicas para nunca mais ter infecção urinária
Crédito: Freepik

7 Dicas para nunca mais ter infecção urinária

Os cuidados simples no dia a dia podem manter seu trato urinário livre dessa incômoda infecção

Publicidade

A infecção urinária, quando aparece, estraga o dia. Aquela sensação de fragilidade na bexiga, como se ela fosse arrebentar, e a vontade de fazer xixi o tempo todo não são nada agradáveis de lidar. Apesar de, geralmente, ter tratamento simples, o melhor mesmo é saber como evitar que a infecção urinária aconteça. Para isso, veja algumas dicas bem importantes.

Por que acontece a infecção urinária?

Para entender o motivo dos cuidados que vai ver no próximo tópico é bom saber o que é a infecção urinária.

Essa infecção acontece quando bactérias se proliferam na bexiga, causando inflamação. Pode até acontecer de sair um pouco de sangue na urina quando a inflamação está mais intensa.

O sangue é resultado da passagem das bactérias por todo o sistema urinário. Essas bactérias podem se proliferar por alguns motivos, conforme você vai ver abaixo, nas dicas de como evitar a infecção.

Publicidade

Dicas para nunca mais ter infecção urinária

São dicas simples, para ter no dia a dia e evitar ter que passar por todo o incômodo dessa infecção.

1. Beba muita água

Beber pelo menos 2 litros de água por dia é uma das principais dicas de boa saúde para qualquer pessoa, pois o corpo humano é composto por 70% de água, em média. Mas, especificamente no caso da infecção urinária, a água serve para você fazer xixi mais vezes durante o dia e promover uma limpeza na bexiga e na uretra.

2. Mantenha a vagina limpa

Todos os dias, no banho, lave com cuidado a vulva, que é a parte externa da vagina. Use apenas água e um sabonete comum ou sabonete íntimo, caso sua pele seja muito sensível. Não precisa e nem deve lavar por dentro da vagina, pois você irá matar milhares de bactérias boas e prejudicar a sua microbiota vaginal.

3. Não segure o xixi

Ficar segurando o xixi só por preguiça de ir ao banheiro é deixar que bactérias se proliferem dentro da sua bexiga e uretra, dando início à infecção urinária. Quando sentir vontade de ir ao banheiro, vá.

Publicidade

4. Faça xixi depois das relações sexuais

Por mais que a uretra não esteja diretamente envolvida na relação sexual, faz parte do mesmo órgão, então, pode ficar com resíduos se sêmen, lubrificante, saliva e outros fluidos depois do sexo. Faça xixi e lave a vulva depois das relações sexuais para eliminar esses resíduos e evitar que as bactérias se proliferem.

5. Limpe sua vagina da frente para trás

Pode parecer óbvio, mas nem todas as mulheres foram ensinadas, na infância, a como limpar a vagina depois de fazer xixi. A limpeza com o papel deve ser feita sempre da vagina para o ânus, nunca ao contrário. A região anal, mesmo limpa, contém bactérias diferentes das vaginais que, se entrarem na uretra, podem dar início a uma infecção.

6. Não use calcinha muito apertada

No dia a dia, prefira usar calcinhas mais larguinhas, de algodão e bem confortáveis. As calcinhas muito apertadas deixam a região da vagina úmida e abafada, e esse é o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias que podem dar início à infecção urinária.

Publicidade

7. Troque o absorvente a cada 3 horas

Seja no período menstrual ou no dia a dia, sempre que você usar absorventes, troque por novos a cada 3 horas, no máximo. Se deixá-los em contato com a vagina por mais tempo do que isso, as bactérias vão encontrar um ambiente úmido e abafado para se reproduzirem rapidamente.

Veja também: Causas, sintomas e tratamentos para infecção urinária

PODE GOSTAR TAMBÉM